O Natal é uma época festiva que traz consigo uma magia especial. Nesta data, as famílias costumam se reunir para confraternizar, orar e trocar presentes. Diante disso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou programações natalinas para mais de mil pessoas entre crianças, adolescentes, adultos e idosos dos serviços socioassistenciais da Semtras, no âmbito da Proteção Social Básica e Especial.
Todos puderam se divertir e vivenciar o espírito natalino nos 8 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), nas casas de acolhimento e no Centro Pop Dom Lino Vombommel.
Entre as programações, homenagens de Natal, apresentações de danças, partilha e muita diversão.
De acordo com Jaciara Simões, coordenadora do Cras Nova República, o objetivo das ações foi resgatar o sentido do Natal.
“Cada criança e adolescente escreveu o que gostaria de ganhar de Natal, por meio de uma carta para o Papai Noel, posteriormente, foram firmadas parcerias como Pessoas Físicas e Jurídicas que estavam dispostas a realizar doações de presentes, adotaram as cartinhas e todos tiveram seus pedidos atendidos. Além disso, os participantes apresentaram um Coral Natalino e participaram das brincadeiras”, destacou.
Segundo a coordenadora do Centro Pop Dom Linno Vombommel, Roberta Aguiar, este ano o Centro recebeu representantes da Igreja da Paz e do grupo Edificar que proporcionaram para as pessoas em situação de rua uma ceia natalina e também um momento de oração, música e testemunhos para os participantes.
Segundo Vanessa Vidal, coordenadora da Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), os acolhidos refugiados da Venezuela indígenas da etnia Warao receberam brinquedos, lanche especial e realizaram apresentações. Os adolescentes fizeram uma apresentação musical e as crianças da ambientação escolar encenaram o nascimento de Jesus.
“A Assistência Social de Santarém trabalha essas programações para construção da identidade pessoal e familiar e da garantia de direitos. Ao longo do ano, diversas atividades foram realizadas para que as famílias saíssem da situação de vulnerabilidade social, eventos que propiciam o desenvolvimento cognitivo, a criação de vínculos de solidariedade, acolhimento, e construção de valores coletivos”, observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Confira alguns registros desses momentos especiais: