1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Secretária de Assistência Social participa da culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)
Secretária de Assistência Social participa da culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) Autor: Divulgação Semtras

Secretária de Assistência Social participa da culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Mais de 780 alunos e 32 professores participaram do programa, realizado pela 1ª vez em Santarém.

Santarém foi pela 1ª vez sede do Programa da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região (Amatras), que aconteceu durante este ano de 2024. A culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), aconteceu nesta quarta-feira,13, no auditório do Ministério Público Estadual.

O programa busca integrar educação e justiça social, promovendo a compreensão de temas relacionados ao mundo do trabalho, aos direitos fundamentais e às normas que regem a sociedade. Em parceria com as secretarias e todas as escolas, foi possível viabilizar as etapas do programa com sucesso, para isso aconteceu a formação de 32 professores, que tiveram a missão de serem multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

O programa contou com a presença do judiciário nas escolas com a Caravana Tira-Dúvidas.

Estiveram participando do TJ  788 pessoas, entre crianças e adolescentes, estudantes de escolas municipais, do 5º ao 9º ano, de 5 escolas: Emílio Rebelo dos Santos, da comunidade Castela; José Joaquim Gonçalves, da comunidade Miritituba; São Sebastião, da comunidade Estrada Nova; Cristo Rei, da comunidade Cristo Rei; e Professora Rosilda Wanghon, da comunidade Perema. 

"Todos ganhamos com a implementação desse programa tão importante realizado pela Amatra em nossas escolas. Com essa socialização teremos estudantes multiplicadores de temas relevantes e atuais. Agradecemos as Secretarias de Educação e Assistência Social e instituições pela significativa contribuição durante todo este ano de programa”, avaliou Lidiane Maia Leal,  coordenadora do Programa pela Secretaria de Educação.

Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender com material confeccionado em cartilhas do trabalhador em quadrinhos que de forma lúdica trabalhou os temas: direito do trabalho; noções de cidadania e direitos básicos; trabalhos infantil e escravo.

Durante a culminância aconteceram apresentações de danças, paródias, corais em libras, com muita alegria.

As Secretarias de Educação e de Assistência Social contribuíram com a mobilização dos pedagogos, assistentes sociais e professores para que dentro das escolas eles fossem capacitados para falar sobre esses temas para os alunos.

“Queremos agradecer a parceria do município que nos abriu as portas das escolas das zonas rural e, também, nos permitiu a aplicação do programa, agradecer a parceria e todo o cuidado durante o ano inteiro de execução,” disse Roberta Santos, juíza do Trabalho e presidente da Amatra8.

“Essa culminância nos certificou que as crianças e adolescentes participantes aprenderam direitinho sobre os temas abordados em salas de aula. Elas puderam, de várias formas, repassar a importante mensagem sobre direitos, cidadania, conheceram sobre trabalho infantil e escravo. A mensagem repassada ficou e sem dúvidas será multiplicada em suas vivências,” avaliou Celsa Brito.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.