3. Assistência Social
  4. Semtras dialoga com a recém-criada Secretaria de Estado das Mulheres
Semtras dialoga com a recém-criada Secretaria de Estado das Mulheres Autor: Divulgação Semtras

Semtras dialoga com a recém-criada Secretaria de Estado das Mulheres

Geisa de Oliveira
Objetivo é contar com o apoio da nova pasta para desenvolver as políticas públicas para o público feminino.

A coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para as mulheres, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Rachel Campos, participou, em Belém, de reunião com a secretária de Estado da Mulher, Paula Gomes. Rachel representou a titular da Semtras, Celsa Brito, e durante a reunião tratou de pautas conjuntas entre o município e o estado no planejamento de ações voltadas ao público feminino, com o fortalecimento de parcerias e projetos em Santarém e para a região do Baixo Amazonas.

"Entre algumas das articulações fizemos solicitações como capacitações para os profissionais da rede de proteção à mulher e ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, pacto de enfrentamento à violência, parceria de projetos nas demais temáticas, como: projeção econômica da mulher, destacando apoio a projetos de capacitação profissional e inclusão digital a mulheres de baixa renda, projeto sociopolítico e inclusão digital, implementados nos municípios no segundo semestre deste ano", explicou a coordenadora.

Rachel Campos representou a Semtras, em Belém, em audiência com a secretária da SEMU Paula Gomes.

A Secretaria de Estado da Mulher foi criada em meados de março deste ano, com a missão de planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas para as mulheres paraenses. Os municípios têm agora a quem se reportar especificamente às pautas voltadas as mulheres. A SEMU, também, trabalhará na elaboração de campanhas educativas e antidiscriminatórias, além do apoio a projetos de capacitação profissional e de inclusão social de mulheres de baixa renda.

"Nós estamos aqui de portas abertas, conversando com a Rachel, para levar políticas públicas e os atendimentos às mulheres, para que possamos enfrentar a violência e qualquer tipo de dificuldade que a mulher possa estar passando ou sofrendo no dia a dia", reforçou a secretária da SEMU, Paula Gomes.

Celsa Brito, titular da Semtras, avalia que a criação da pasta é mais um importante passo para consolidar o apoio à rede de defesa e proteção às mulheres.

"A criação desta pasta pelo governo do estado foi muito importante para o apoio à rede de defesa e proteção às mulheres. Estivemos sendo representados em Belém, nesta reunião, a fim de ampliar e contar com apoio da SEMU, para que a toda a rede possa ser mais fortalecida e expandir o apoio às mulheres vítimas de violência de Santarém e região".