O encontro técnico de mobilização de adolescentes sobre a plataforma 1 Milhão de Oportunidades (1MiO) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Instituto Peabiru, organização implementadora do Selo UNICEF, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13, no auditório do Cas/Caec, e contou com a presença de representes e articuladores de jovens e adolescentes de 8 municípios da região, Terra Santa, Óbidos, Novo Progresso, Belterra, Placas, Altamira e Santarém.
O objetivo do evento foi fortalecer as ações dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCAs) e compartilhar boras práticas sobre a agenda proposta para este público. O encontro teve como eixo central das discussões o 1MIO, que é uma aliança multissetorial que mobiliza empresas, sociedade civil, governos e, especialmente, jovens para promover oportunidades de formação profissional, participação cidadã e trabalho decente para adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade. Em dois anos, o 1MiO já reúne mais de 100 empresas, 1.800 municípios e gerou mais de 200 mil oportunidades.
“Esse encontro acontece para que os representantes possam se apropriar ainda mais da metodologia e entender o uso e poder levar para os seus municípios da proposta de inserção de novas oportunidades. Os municípios estão entrando no processo de reta final para a certificação do Selo Unicef e, ainda, temos algumas plataformas que ainda são importantes e que têm metas para que os municípios possam alcançar e uma delas é a de 1 milhão de oportunidades que trata especificamente do fortalecimento da inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho, e sobre o processo de fortalecimento da escolarização potencializando e oportunizar a formação profissional, para que os jovens e adolescentes possam ser inseridos seja pela Lei da Aprendizagem, seja através do estágio remunerado, ou através do trabalho protegido,” explicou Roselene Andrade articuladora do Selo Unicef em Santarém.
Raiane Marinho, mobilizadora da educação do Selo Unicef, representando o município de Altamira, contou que estão em busca da primeira certificação do selo e veio para aprender mais sobre o Núcleo de Adolescentes (NUCA), sobre as fazes que ainda faltam. Estamos buscando aprender mais e poder levar mais informações para Altamira, que estamos em busca do selo. O encontro foi muito produtivo, tivemos uma troca de conhecimentos e desafios. Foi muito importante esse momento,” disse a articuladora.
“Temos atrelados ao selo várias políticas públicas do selo no município e, assim, vamos trabalhando juntos com a nossas equipes, incentivando, buscando melhorar, um trabalho com as secretarias do governo, para poder alcançar as pontuações para mais uma vez conquistar a certificação. O selo ajuda os municípios a melhorar as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, fortalecendo a empregabilidade como é o caso dessa plataforma do 1Mio Oportunidades e vamos seguindo com todos os municípios melhorando cada vez mais,” avaliou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.