Durante dois dias (23 e 24), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), foi sede da III Conferência Regional do Baixo Amazonas de Assistência Social que aconteceu na Uepa.
Estiveram participando os municípios de Belterra, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Monte Alegre, Alenquer, Mojuí dos Campos, Prainha, Santarém e Terra Santa.
O tema debatido foi “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, e foi avaliada a situação atual da Assistência Social e propostas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial considerando os retrocessos que não permitiram o Sistema Único de Assistência Social – SUAS avançar.
Valdo Filho, Secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster), conselheiro estadual de Assistência Social, observou que é muito importante, pois o Pará é um dos pouquíssimos estados que realiza as conferências regionais.
“As conferências regionais são fundamentais em um estado no tamanho do nosso, nós somos um país que se chama Pará, com realidades regionais muito diferentes e mesmo dentro das regiões nós temos realidades diferenciadas que precisam ser debatidas como tal. As conferências regionais são essa oportunidade para a gente poder partilhar experiências, discutir problemas comuns, mas também poder partilhar experiências de um município também possa fazer também. Esse é um momento fundamental de troca e de reconstrução do SUAS", destacou o Secretário adjunto.
"Pela 1ª vez estivemos participando deste evento e levaremos mais experiências para nosso município", disse Maria Izabel Catunda, moradora do município de Prainha, usuária dos serviços da Assistência Social.
"Nós temos um estado muito grande, temos a região de várzea que fica bastante tempo debaixo de água, nós temos uma diversidade muito grande de território. Parabenizo o governo do estado através do Conselho Estadual, ter dado sequência e estar vindo para nossas regiões e ouvindo mais de perto, os gestores, trabalhadores, usuários, as entidades civis. Parabenizo os municípios por permitiram que seus representantes estivessem aqui. O Suas que temos e o Suas que queremos é o momento de buscar avançar nessa construção com as pautas da nossa Amazônia", observou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.