Durante três dias 6,7 e 8 de maio, no Centro Regional de Governo, Santarém foi polo da capacitação em formulários do Cadastro Único voltado para entrevistadores. A capacitação foi realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e Centro Regional de Governo.
Estiveram participando coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Especializado de Referência de Assistência Social (Creas) e demais técnicos de Santarém e mais 11 municípios, totalizando aproximadamente 40 participantes.
Edna Vilacorte, assistente Social da coordenação estadual do Cadastro Único e Bolsa Família, informou que a capacitação foi necessária para acompanhar as mudanças promovidas no preenchimento dos formulários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
"É importante salientar que contamos com a presença de 11 municípios do Baixo Amazonas, Xingu e Tapajós. Além da gente aprender com o município, o município vai estar de posse dessas novas recomendações que o Ministério estabelece. É importante mesmo fortalecer o Cadastro Único, que é a base de dados que vai fazer com que a população possa ser evidenciada para as políticas públicas, programas e ações dos governos federal, estadual e municipal", observou Edna.
Lívia Borgaro, do município de Rurópolis, falou sobre a importância de estar em Santarém.
"É muito importante porque a gente consegue ter a vivência com o aprendizado que a gente tem aqui, então é importante para voltarmos com uma segurança maior para o município, com mais conhecimentos".
Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, observou a importância das capacitações para que os profissionais possam acompanhar as mudanças, inclusive da composição familiar.
"Hoje, a composição familiar vem mudando, muitas mães de famílias, avós com os netos, tia que cuida dos sobrinhos, tudo é um desafio para o governo federal, para as secretarias de Assistência Social, mas temos que fazer o nosso trabalho, incluir essas famílias no CadÚnico, para que elas recebam os benefícios que o cadastro possibilita, e a gente precisa ter esse olhar bem cuidadoso na hora da entrevista, um trabalho muito importante por todos, para que o governo federal tenha acesso a essas informações para visualizar o público que realmente necessita estar ali recebendo os benefícios", observou Celsa.