1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Santarém empossa membros do Comitê Gestor do Fundo das Alternativas Penais
Santarém empossa membros do Comitê Gestor do Fundo das Alternativas Penais Autor: Ascom/Semtras

Santarém empossa membros do Comitê Gestor do Fundo das Alternativas Penais

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
O órgão terá mandato de três anos e será responsável por definir e fiscalizar políticas públicas voltadas a egressos do sistema prisional.

Nesta sexta-feira, 9, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou a cerimônia de posse dos membros do Comitê Gestor do Fundo das Alternativas Penais, com mandato para o período de 2025 a 2028. A solenidade ocorreu no Gabinete do Prefeito, marcando um avanço na institucionalização de políticas públicas voltadas à reintegração social de pessoas egressas do sistema prisional.

O Fundo Municipal para Políticas Penais foi criado pela Lei nº 22.271, de 17 de julho de 2024, com o objetivo de captar e aplicar recursos em ações voltadas à inclusão, capacitação e acolhimento de pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional.

A titular da Semtras, Celsa Brito, conduziu a posse, destacando o papel do comitê na construção coletiva dessas políticas. “Esse fundo nos permitirá acolher, capacitar e gerar oportunidades para quem está retornando à sociedade, promovendo uma verdadeira política de reinserção. É um desafio social importante e um marco para Santarém”, afirmou.

O comitê gestor tem caráter deliberativo e será responsável pela definição de prioridades, aprovação de editais, acompanhamento da aplicação dos recursos e elaboração de relatórios de gestão. É composto por representantes da Prefeitura, secretarias municipais (Semtras, Semsa e Semed), Defensoria Pública, OAB/Subseção Santarém, Ufopa, Arquidiocese de Santarém e Conselho Municipal de Assistência Social (CMASS).

Durante a posse, a docente Juliana Matos Martins, representante da Ufopa, ressaltou a importância do fundo como instrumento para a efetivação dos direitos humanos e para o desenvolvimento regional. "Participar da gestão de um fundo público como este traz, não só uma grande responsabilidade técnica, mas, também, um compromisso social com os direitos fundamentais”, lembrou.

A iniciativa reforça o protagonismo de Santarém como o primeiro município da região Norte a instituir um fundo específico para políticas penais. A cidade já colhe frutos desse compromisso: egressos do sistema prisional têm sido beneficiados com cursos de capacitação.

Com o fundo já regulamentado e com conta própria, a movimentação dos recursos será monitorada, garantindo transparência e a devida aplicação. A criação e a atuação do Comitê Gestor reforçam a parceria entre Poder Público e sociedade civil na construção de políticas públicas efetivas e transformadoras.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.