1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Santarém é o único município do Pará selecionado para execução do programa Famílias Fortes
Santarém é o único município do Pará selecionado para execução do programa Famílias Fortes Autor: Reprodução: Governo Federal

Santarém é o único município do Pará selecionado para execução do programa Famílias Fortes

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
O Programa tem o objetivo de melhorar a qualidade das relações familiares; inicialmente, cerca de 20 famílias serão atendidas.

Visando melhorar a qualidade das relações familiares, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), concorreu e foi selecionada para execução do programa Famílias Fortes.

 

O programa é uma adaptação à realidade brasileira do Strengthening Families Programme, elaborado no Reino Unido, por meio da Oxford Brookes University, e tem uma metodologia que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar, reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos, favorecendo o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes e prevenindo comportamentos de risco como: o consumo de álcool e drogas, o abandono escolar, o envolvimento com violência, a iniciação sexual precoce e a gravidez na adolescência.

 

“Fortalecer os vínculos familiares para evitar que esses adolescentes possam comprometer o seu futuro no envolvimento com as drogas e com muitos outros conflitos”, explicou Roselene Andrade, chefe do Núcleo de planejamento e políticas públicas da Semtras.

 

O programa vai contar com 7 ciclos de oficinas e 10 encontros com famílias previamente selecionadas, participantes do serviço da Política de Assistência Social (Cras e Creas).

 

“Dessa forma, a gente fecha um ciclo de proteção para essas famílias, ou seja, ela é atendida na porta de entrada, na política de assistência social, é identificado se ela já tem algum vínculo rompido ou alguma violação de direitos dentro dos Centros e é dado um suporte na reconstrução desses vínculos para que esses jovens ou adolescentes possam de fato ressignificar sua história de vida e acreditar em um futuro promissor”, completou Roselene.

 

Por ser um programa piloto, inicialmente, serão atendidas 20 famílias.

“Nossa preocupação maior é com o futuro dos nossos adolescentes. Nós fomos selecionados e vamos estar atuando para alcançar os objetivos do programa, fortalecendo as famílias participantes e promovendo uma melhor qualidade de vida”, observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.