A reunião intersetorial aconteceu na tarde desta sexta-feira,14, no auditório do Ciam, e contou com a presença do Prefeito Nélio Aguiar, com membros das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, conselheiros de Direitos e os Conselheiros Tutelares.
De acordo com Roselene Andrade, articuladora do Selo Unicef em Santarém, o município que têm a 5ª certificação está concorrendo a mais um ciclo, e por isso foi necessário estarem reunidos todas as políticas públicas envolvidas no processo de alcançar os indicadores, e então conseguir a mais uma certificação.
“A conquista do Selo se constrói de maneira articulada, de forma intersetorial, então é necessário se fazer uma reunião com todas as políticas públicas envolvidas, os autores dessas políticas, como também o conselho de Direitos e os Conselheiros Tutelares para que a gente consiga fazer uma análise o que nós já alcançamos nos indicadores hoje, e as metas que nós ainda precisamos alcançar para que nós possamos mais uma vez ser o município certificado com o Selo Unicef, e isso significa que é um município aonde a pauta da infância é prioridade e aonde nós temos crianças e adolescentes protegidas e isso é extremamente importante para o desenvolvimento sustentável do nosso município,” explicou a articuladora.
Roselene lembrou ainda que em 2021, dos 12 indicadores Santarém alcançou 11 dentro do prazo.
“Foi uma grande vitória, pois fomos um dos poucos municípios que alcançou esses indicadores, e estamos pensando em ampliar além dos indicadores estabelecidos. É um desafio, da gestão municipal de entender os demais indicadores para que nós possamos pensar em políticas públicas mais efetivas e conseguir melhorar esses dados no município e assim conseguir ampliar as políticas de proteção de crianças e adolescentes,” complementou Roselene.
O Prefeito Nélio Aguiar, que sempre acompanha de perto todo o processo da certificação, lembrou que no seu primeiro mandato Santarém alcançou a certificação.
“É uma participação muito interessante que envolve várias secretarias, voltadas para crianças e adolescentes de forma intersetorial, e o que é mais interessante é que a gente trabalha em cima de indicadores, desejamos que a gente possa alcançar e melhorar ainda mais esses indicadores, e garantir os direitos de crianças e adolescentes, e garantir a proteção, uma qualidade de vida para todas as crianças e adolescentes de Santarém. Um prêmio internacional como este é muito importante, mas o mais importante é trabalhar em cima de metas, pelos indicadores, identificar realmente onde que precisa melhorar, para a gente ter planejamento e fazer a gestão única com o poder de transformação e isso é o mais importante na participação do Selo Unicef,” avaliou o gestor municipal.
Igor Oliveira, mobilizador do Selo Unicef, socializou os indicadores da edição passada de 2017/2020, e agora explanou sobre os 7 indicadores que compõem o desafio de 2021/2024. Esses indicadores envolvem principalmente as áreas da assistência social, educação e saúde, e nós temos aí um prazo total de 4 anos para conseguir avançar em todas essas metas, mas para muito além de avanço de metas, a gente sempre preza para a promoção de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das crianças e adolescentes do município, afinal de contas a base do Selo Unicef é essa, é construir municípios que tenha uma agenda pautada na promoção de políticas públicas para crianças e adolescentes e a garantia de todos os seus direitos.
“Parabenizar a todos e dizer que é caminhando juntos e fazendo um trabalho intersetorial conseguimos avançar e alcançar melhorias para o nosso município e consequentemente a toda população,” observou Sandra Santana, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.