3. Assistência Social
  4. Prefeitura participa de reunião sobre a 2ª edição do Prêmio Amatra 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi
Prefeitura participa de reunião sobre a 2ª edição do Prêmio Amatra 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi Autor: Divulgação

Geisa de Oliveira
As inscrições estão abertas e vão até o dia 20 de setembro.

A reunião sobre o Prêmio Amatra 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi, aconteceu ontem, segunda-feira, 12, no CAS/CAEC em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). O prêmio tem a função de incentivar e estimular os protagonistas de ações de promoção e proteção aos direitos humanos nas relações de trabalho. Ele carrega consigo o objetivo de identificar e homenagear pessoas e instituições que, por suas atividades exemplares, tenham contribuído significativamente para a promoção da diversidade, do combate ao trabalho escravo e para a erradicação do trabalho infantil no Brasil.

A presidente da Amatra 8, juíza do trabalho Roberta Santos, informou que este ano o processo de inscrição foi ampliado.

"É uma premiação que visa dar visibilidade, reconhecimento para todo o estado do Pará de promoção e proteção aos direitos humanos. Quaisquer iniciativas que acolham crianças em situação de vulnerabilidade, que promovam educação, que estimulem os jovens e suas famílias. Não podemos falar em erradicação do trabalho infantil sem cuidar das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Temos, também, uma segunda categoria do trabalho análogo à escravidão e uma terceira categoria de promoção da diversidade no mercado de trabalho. Ano passado era permitida, também, a inscrição de projetos do poder público e esse ano nós entendemos que o foco deveria ser as iniciativas da sociedade civil. Portanto, essa é a nossa principal mudança. Além é claro do registro de que os vencedores da edição 2023 não poderão ser novamente contemplados com os mesmos projetos. Iniciativas novas podem concorrer. É importante ressaltar o período de inscrições. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 20 de setembro", detalhou a juíza.

“É super importante esse incentivo às instituições da sociedade civil que desenvolvem projetos que alcançam o usuário na ponta. Nem tudo o poder público consegue fazer ou consegue alcançar. E daí a importância dessas instituições da sociedade civil organizada no desenvolvimento desse trabalho. É mais importante ainda é quando nós temos o reconhecimento. Então ano passado nós, também, estivemos em parceria com a AMATRA nessa divulgação no município de Santarém, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social. E nós tivemos, já na primeira participação de Santarém uma instituição contemplada, a ADEFIS, que é uma instituição importantíssima que atua com políticas públicas para as pessoas com deficiência aqui dentro do nosso município. Então, nós fizemos todo um levantamento, porque a grande maioria das instituições da sociedade civil organizada, elas de alguma forma têm participação no controle social. Então, nós temos oito conselhos de direitos vinculados à política de assistência social, onde esses conselhos estão constituídos, tanto de representação governamental como das instituições não governamentais. E nós temos o convite para os presidentes e representantes, e eles estão aqui conosco,” observou Roselene Andrade, chefe do Núcleo de Planejamento e Políticas Públicas da Semtras.

"Mais uma vez somos parceiros dessa tão importante premiação Amatra 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi. Sem dúvidas estas premiações são importantes para o fortalecimento das ações desenvolvidas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social e assim que elas possam ser ampliadas e somando forças com a gestão pública, para que possam ser assistidas da melhor forma.", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

O prêmio Amatra 8 de Direitos Humanos - Padre Bruno Sechi possui relevância e função social na atualidade em face das flagrantes violações de direitos e da negação da dignidade humana a diversos grupos de pessoas, que estão excluídas do acesso à direitos básicos, da construção de políticas públicas e tratadas como coisas. A premiação surge para divulgar e coroar ações de pessoas e grupos que fazem do mundo do trabalho um lugar digno e decente.

Inscrições - Estão abertas e vão até o dia 20 de setembro. Todas as informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no site da Amatra 8: www.amatra8.org.br.