3. Assistência Social
  4. Reunião ampliada sobre o PAA Estadual reúne produtores e executores do programa em Santarém
Reunião ampliada sobre o PAA Estadual reúne produtores e executores do programa em Santarém Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
Dezenas produtores rurais estiveram participaram do evento

A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 01, no auditório do Centro Regional de Governo, e discutiu sobre  o Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA) Estadual.

O PAA Estadual é uma das modalidades do PAA do Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que tem como outros na modalidade o PAA Municipal ou o Federal e o PAA Estadual, eles têm os mesmos objetivos declarados ao fomento e fortalecimento da Agricultura Familiar com Doação Simultânea às famílias em eminente risco de Insegurança Alimentar e Nutricional (ISAN).

A reunião contou com a presença e palestra de Roberta Oliveira, Coordenadora de Segurança Alimentar do Estado.

“Nosso objetivo foi assessorar e das as orientações para iniciar a execução que vai começar provavelmente em janeiro, dar as orientações para as unidades recebedoras, produtores rurais. Trouxemos uma nutricionista para repassar orientação nutricional para o público do programa. Santarém  foi pioneiro nesse programa. O  estado veio executar, depois, e Santarém é a referência, e era um município que não poderia ficar de fora,” disse a coordenadora.

Segundo Fagner Gonçalves, Coordenador do PAA em Santarém, o município já participou de todas a três modalidades sempre com resultados esperados pela concedente do Governo Federal e esta é a segunda proposta aprovada pelo PAA Estadual que tem como unidade executora a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), sob a direção da Coordenação Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Nesta proposta, serão 20 famílias produtoras credenciadas para o fornecimento dos alimentos oriundos da produção familiar com os diversos tipos de alimentos de nossa cultura alimentar regional como melancia, jerimum, macaxeira, farinha de mandioca, hortaliças, polpas de frutas, frutas diversas e etc. As unidades consumidoras serão geridas novamente pelos Centros de Referências de Assistência Social (Cras),  que junto às unidades da sociedade civil, irão identificar as famílias enquadradas no perfil ou por meio do consumo interno para usuários dos equipamentos,” detalhou Fagner.

O produtor Afonso Silva, estava entre os participantes.

“O programa é muito bom, é um programa bonito, tem um alcance muito positivo, porque trabalha nas duas extremidades, produção e o consumidor, e esses consumidores a quem atendemos são aqueles que têm mais dificuldade, menos recurso e precisa balancear uma alimentação melhor e por conta disso o programa contempla de uma forma muito boa. A gente como agricultor tem sentido que existe alguns benefícios, o preço é bom, o pagamento é justo, nunca fica sem pagar ninguém, e os avanços do programa tem melhorado bastante," avaliou o produtor.

A titular da Semtras, Celsa Brito, ressalta que o o programa vem sendo ampliado desde 2017 e que fortalece a agricultura familiar.

“Desde a retomada desse importante programa em 2017, a gente vem ampliando e dando continuidade, apresentando propostas convincentes sob as determinações estabelecidas garantindo público da produção devidamente documentados aptos a participarem das políticas públicas de incentivo e fortalecimento da agricultura familiar e, com isso, estamos fortalecendo a produção no campo e garantindo a suplementação alimentar às famílias em segurança alimentar. Agradecemos ao governo do estado por está trazendo orientações, capacitações para todos nós,” disse Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.