1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Rede de proteção é capacitada sobre o acompanhamento do pós-medida de socioeducandos
Rede de proteção é capacitada sobre o acompanhamento do pós-medida de socioeducandos Autor: Ascom Semtras

Rede de proteção é capacitada sobre o acompanhamento do pós-medida de socioeducandos

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
O pós-medida auxilia os socioeducandos na construção de novos vínculos.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), promoveu hoje, sexta-feira, 7, uma capacitação para os servidores das Proteções Sociais Básica e Especial da Semtras.

De acordo com a coordenadora do Creas, Jaciara Simões, o objetivo da formação foi orientar a rede de proteção sobre pós-medida dos socioeducandos.

O pós-medida é o acompanhamento de adolescentes e jovens após a extinção da medida socioeducativa (fase conclusiva), visando auxiliá-los no processo de construção de novos vínculos com sua comunidade e políticas públicas. 

“Essa capacitação, ministrada por técnicos do Creas, foi de grande relevância para alinharmos o fluxo de atendimento e sanar dúvidas da rede de proteção. Foi acertado que iremos nos reunir a cada três meses para que possamos avaliar e acompanhar o pós-medida que será desenvolvido pelos Centros de Referência de Assistência Social [CRAS] de Santarém,” observou Jaciara.

“A reunião que se direciona à pós-medida é vista hoje como uma política que perpassa com vários equipamentos da assistência, incluindo a vigilância socioassistencial, que é de extrema importância. Por meio dos dados de todos os procedimentos que são realizados entre esses profissionais é que a vigilância será capaz de na extração e na sistematização, produzir documentos diagnósticos que podem subsidiar as tomadas de decisões da gestão direcionada a esse acompanhamento de pós-medida”, avaliou Roneilson Nunes, coordenador da Vigilância Socioassistencial.

"Estamos no início do ano e é fundamental que este alinhamento aconteça para que os acompanhamentos aos socioeducandos, que tiveram sua medida extinta, agora em situação de cumprimento pós-medida, siga o fluxo necessário para dar continuidade ao acompanhamento familiar,” destacou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.