A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) realizou na tarde de sexta-feira (27), na Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (Caaf) uma oficina gastronômica ensinando como preparar o colorau, um condimento alimentar produzido a partir da trituração das sementes do urucuzeiro, uma árvore típica das regiões tropicais da América do Sul. A iniciativa foi promover oportunização de renda aos 29 acolhidos da Casa.
A oficina foi ministrada pela auxiliar de conservação Sabina Souza, sob a responsabilidade das assistentes sociais Paula Paz e Roberta Oliveira.
"Essa atividade coletiva faz parte do planejamento de inserção e incentivo ao mundo do trabalho. A matéria prima do colorau – o Urucum – já era conhecida pelos indígenas que na língua Warao se chama "Onoto", mas desconheciam a forma de fazer o colorau. Após a atividade muitas indígenas se sentiram motivadas a fazer o item para incluir em sua alimentação e também vender o produto”, contou a coordenadora do Caaf, Alayne Oliveira
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana destacou que o principal objetivo foi contribuir para que os acolhidos indígenas da etnia Warao possam conquistar a própria autonomia.
"O principal objetivo da Caaf é proporcionar aos acolhidos ações que promovam a autonomia e o direito de exercer o seu papel de cidadão na sociedade. Conhecer novas práticas e principalmente criar estratégias que promovam a geração de renda são de fundamental importância para que este objetivo seja alcançado com êxito”, destacou a secretária.