3. Assistência Social
  4. Prefeitura promove formação técnica para novos servidores da Semtras
Prefeitura promove formação técnica para novos servidores da Semtras Autor: Desconhecido

Prefeitura promove formação técnica para novos servidores da Semtras

Cibele Pixinine
Formação ocorreu nesta terça feira (28), no auditório do CAS/CAEC

Novos servidores efetivos da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) participaram de uma palestra de capacitação, nesta terça-feira (28), no auditório do Centro de Atendimento Social (CAS/CAEC). Na ocasião, estavam presentes cerca de 30 servidores, entre eles: psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, que passaram a integrar o quadro efetivo da administração pública, após aprovação no último concurso realizado pela Prefeitura Municipal de Santarém.

A palestra teve como objetivo capacitar os novos técnicos efetivos com os conhecimentos básicos sobre a Política de Assistência Social e o Suas no Brasil, bem como apresentar a estrutura, os serviços e os programas ofertados pela rede de assistência social do município.

“Esse é o momento de boas vindas e apresentação da nossa política de assistência social. Os novos servidores precisam ter em mente quais são os nossos objetivos de atuação, quem é o nosso público prioritário e quais as famílias que atendemos. Estamos aqui também para tirar dúvidas e esclarecer os principais pontos”, comenta a chefe do Núcleo de Gestão do SUAS, Adriany Oliveira.

Já a chefe do Núcleo de Planejamento e Políticas Públicas da Semtras, Roselene Andrade, destacou em sua fala a importância de um trabalho coletivo, tendo em vista a complexidade da estrutura e as competências da pasta de assistência social perante a população.

"Nossa estrutura é gigante, mas todas as partes estão interligadas. Temos aqui reunidos servidores que trabalham em diferentes locais e programas, mas todos fazem parte de uma só rede.  É importante que eles tenham, a partir de hoje, uma visão holística e integrada”, destacou.

A gestão das ações na assistência social é realizada através do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), um sistema descentralizado e participativo. Nele, existem dois níveis de complexidade: a Proteção Social Básica - responsável pelas ações de prevenção, e a Proteção Social Especial - com as ações de atendimento especializado aos casos de violação de direitos.

De acordo com dados da Semtras, quase 60 mil famílias já foram beneficiadas apenas com os serviços disponibilizados nos oitos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento no município.

A importância da educação continuada para prestação de um serviço de qualidade foi um dos principais pontos defendidos pela chefe do Núcleo de Gestão do SUAS. “Temos um planejamento anual com diversas capacitações para os nossos servidores. Queremos sanar todas as dúvidas que eles possam ter e capacitá-los para que prestem um serviço de qualidade para a população santarena”, salienta Adriany Oliveira.

Na formação, estavam presentes também Rose Mara Ruiz, chefe da divisão de vigilância Socioassistencial da Semtras, Glaucia Fiori, coordenadora da Proteção Social Especial e Roberta Branco, coordenadora do Acessuas Trabalho e Educação permanente.