A Prefeitura de Santarém representada pela secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito participou na última terça-feira, 16, da Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra - celebrado no próximo dia 20 de novembro – realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Participaram da sessão autoridades e lideranças quilombolas, além de familiares e amigos dos homenageados.
O propositor da solenidade foi o vereador Profº. Josafá Gonçalves (PL). "Em 192 anos de história desta Casa Legislativa, é a primeira vez que realizamos uma sessão especial para homenagear o povo negro que tanto contribuiu para a história do nosso país. Essa é sem dúvida uma sessão histórica", destacou o vereador.
Presente na solenidade, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito afirmou que os poderes devem ser parceiros nas ações às comunidades quilombolas. "Hoje, enaltecemos essa data com homenagens, mas tudo isso começou lá atrás com a participação de várias pessoas que se envolveram. Aproveito para parabenizar as 12 comunidades quilombolas existentes em Santarém. Caminhando junto com os poderes legislativo e executivo vamos contribuir cada vez mais com políticas públicas que englobem este público”, observou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.
Atualmente, Santarém conta com 12 territórios quilombolas nas regiões de várzea e planalto: Murumuru, Tiningu, Murumurutuba, Bom Jardim, São José do Ituqui, Nova Vista do Ituqui, Saracura, Arapemã, Patos do Ituqui, Pérola do Maicá, São Raimundo do Ituqui e Surubiaçu.
O Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra homenageia e resgata as raízes do povo afro-brasileiro e é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro. Esta data foi restabelecida pelo projeto lei n° 10.639/2003, em referência ao 20 de novembro de 1695, dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra e da luta pela liberdade. O dia é dedicado de modo especial à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a influência do povo africano na formação cultural do nosso país.