A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), esteve participando da reunião na manhã desta quarta-feira, 23, no auditório do Fórum de Santarém, onde aconteceu a realização da 2ª fase da campanha de divulgação do programa ‘Entrega Voluntária’ para adoção, destinada a gestantes, mães de bebês recém nascidos que manifestem interesse em entregar o filho à adoção.
Além da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Celsa Brito, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Roselene Andrade, coordenadores das proteções Social Básica e Especial estiveram acompanhando a reunião.
Karise Assad Ceccagno, juíza da Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Pará Santarém falou sobre a importância de divulgar a campanha.
“É muito importante, a gente sabe que o município de Santarém, ainda tem uma grande resistência em relação a questão da adoção legal, e essa é uma das formas, onde iremos contar com rede deve trabalhar junto para avançar nas orientações quanto ao programa", disse a juíza.
“Esse evento faz parte da visita institucional da coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça e da Vara da Infância e Juventude de Santarém para divulgar a campanha ‘Entrega Voluntária’ que é um momento muito importante da adoção legal. Pra que adoção legal respeite desde o início todos os direitos envolvidos da criança, da mulher e de quem está adotando, é preciso entrar no cadastro nacional de adoção que faz parte do Sistema Nacional de Adoção (SNA), pois precisa comprovar que tem condições emocionais, familiares e sociais para assumir a guarda e a parentalidade segura, que vai ofertar aquela criança um ambiente seguro para que ela possa se desenvolver em sua plenitude, e quem vai entregar também tenha resguardado todos os seus direitos de que não vai sofrer nenhum tipo de coação e constrangimento a respeito da sua decisão", explicou Augusto Vasconcelos psicólogo da 5ª Vara Cível da Infância e Juventude de Santarém.
"Sem dúvidas esse é um importante programa que irá poder contar com o apoio da Semtras divulgando a forma certa para que as famílias possam seguir com seus processos de adoção legal. Como é fundamental para que as crianças, mães e que vai adotar, possam ter todos os seus direitos garantidos perante a Lei. Estaremos juntos apoiando e divulgando para nossos usuários os caminhos corretos para a adoção legal", disse Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.