Com objetivo de capacitar entidades de Pessoas com Deficiência de Santarém (PcD’s) na captação de recursos financeiros, ampliando o leque de acesso a plataformas e projetos diferenciados, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras)/Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), e o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Santarém (CMDPDS) realizaram na última quinta-feira,13, no plenarinho da Câmara Municipal, uma capacitação voltada à captação de recursos para essas entidades. O evento foi realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém (Apae).
Estiveram presentes 7 entidades, totalizando 15 pessoas. As palestrantes foram: Leila Cinthia de Souza Xavier - coordenadora geral de Assistência Social da Apae/Santarém, que informou sobre o acesso às principais plataformas para captar recursos e, também, Aderlane da Silva Barros Duarte, encarregada financeira da Apae/Santarém, que contribuiu com informações voltadas a prestação de contas do terceiro setor.
Talita Rêgo, assessora jurídica do TEAS do Tapajós, estava entre as participantes.
"Foi explanado de maneira muito responsável como é crucial esse tema para possibilitar a realização dos projetos em prol dos nossos assistidos e ir em frente na missão de concretizar o objetivo de levar mais dignidade e políticas públicas para as minorias. Sem uma organização financeira adequada e eficaz nada disso é possível,” observou Talita.
"Somos sensíveis e estamos conscientes da importância do nosso papel na articulação de políticas que capacitem as entidades PcD’s, com as necessárias técnicas e conhecimentos que as embasem a acessar às principais plataformas e projetos do terceiro setor, que possam contribuir com sua autonomia e autossuficiência financeira para custear suas ações em prol dos seus associados. Fomos muito felizes nesta parceria com a Apae, que muito contribuiu com as entidades participantes, que agora possuem um leque ampliado de oportunidades de captação de recursos financeiros para otimização da gestão,” destacou Marcicley Caldas, coordenador do NDPD/Semtras e presidente do CMDPDS.
"Nós estamos cada vez mais avançando no apoio a essa política pública tão importante no nosso município. Possibilitar essa parceria foi fundamental para que as entidades a partir de agora estejam preparadas para buscar a captação de recursos de instituições públicas e empresas privadas,” enfatizou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.