3. Assistência Social
  4. Prefeitura oferta a entidades PcDs capacitação sobre captação de recursos
Prefeitura oferta a entidades PcDs capacitação sobre captação de recursos Autor: Divulgação Semtras

Prefeitura oferta a entidades PcDs capacitação sobre captação de recursos

Geisa de Oliveira
Sete entidades participaram da capacitação.

Com objetivo de capacitar entidades de Pessoas com Deficiência de Santarém (PcD’s) na captação de recursos financeiros, ampliando o leque de acesso a plataformas e projetos diferenciados, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras)/Núcleo de Direitos da Pessoa com Deficiência (NDPD), e o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Santarém (CMDPDS) realizaram na última quinta-feira,13, no plenarinho da Câmara Municipal, uma capacitação voltada à captação de recursos para essas entidades. O evento foi realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém (Apae).

Estiveram presentes 7 entidades, totalizando 15 pessoas. As palestrantes foram: Leila Cinthia de Souza Xavier - coordenadora geral de Assistência Social da Apae/Santarém, que informou sobre o acesso às principais plataformas para captar recursos e, também, Aderlane da Silva Barros Duarte, encarregada financeira da Apae/Santarém, que contribuiu com informações voltadas a prestação de contas do terceiro setor.

Talita Rêgo, assessora jurídica do TEAS do Tapajós, estava entre as participantes.

"Foi explanado de maneira muito responsável como é crucial esse tema para possibilitar a realização dos projetos em prol dos nossos assistidos e ir em frente na missão de concretizar o objetivo de levar mais dignidade e políticas públicas para as minorias. Sem uma organização financeira adequada e eficaz nada disso é possível,” observou Talita.

"Somos sensíveis e estamos conscientes da importância do nosso papel na articulação de políticas que capacitem as entidades PcD’s, com as necessárias técnicas e conhecimentos que as embasem a acessar às principais plataformas e projetos do terceiro setor, que possam contribuir com sua autonomia e autossuficiência financeira para custear suas ações em prol dos seus associados. Fomos muito felizes nesta parceria com a Apae, que muito contribuiu com as entidades participantes, que agora possuem um leque ampliado de oportunidades de captação de recursos financeiros para otimização da gestão,” destacou Marcicley Caldas, coordenador do NDPD/Semtras e presidente do CMDPDS.

"Nós estamos cada vez mais avançando no apoio a essa política pública tão importante no nosso município. Possibilitar essa parceria foi fundamental para que as entidades a partir de agora estejam preparadas para buscar a captação de recursos de instituições públicas e empresas privadas,” enfatizou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.