Empreendedorismo e empoderamento feminino. Essas foram as temáticas principais da capacitação realizada nesta quarta-feira, 19, com 37 mulheres, no Centro de Informação e Educação Ambiental (CIAM). A formação foi resultado de uma parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e do Centro Maria do Pará, com Programa Ela Pode da Rede Mulher Empreendedora.
A fim de incentivar o crescimento pessoal e profissional das mulheres, a formação abordou os seguintes assuntos: marca pessoal e comunicação; planejamento e gestão do tempo; habilidades do futuro e empregabilidade.
Vânia Rego, pedagoga da Semtras, destacou a importância dessas ações para o empoderamento de mulheres que já passaram por situações de vulnerabilidade e violência.
"É de primordial importância que as mulheres, principalmente, aquelas que passaram por situações de violência, consigam perceber que elas são capazes de superar. É necessário que a gente forneça as condições para essa superação por meio, por exemplo, da oferta de cursos e qualificações profissionalizantes. É o caso do Ela Pode, que permite que mulheres que antes não tinham renda própria, iniciem seu pequeno negócio".
A facilitadora Natashia Santana comentou, também, sobre o público alvo do programa.
"O Programa Ela Pode iniciou em 2017, atendendo de forma exclusiva mulheres com histórico de violência e vulnerabilidade. Depois expandimos para todas as mulheres em geral. Ainda assim, nosso principal objetivo continua sendo o mesmo: mostrar para as mulheres que elas podem, elas podem trabalhar, elas podem alcançar sua independência financeira”, explica.
A oficina foi destinada as mulheres já assistidas pelo Centro Maria do Pará, além de ter sido aberta também para o público externo. Dentre as 37 mulheres participantes, estava S.N.C. atendida pelo Centro Maria do Pará desde 2014. Ela comentou que busca sempre se envolver nas atividades propostas pelo Centro.
"Decidi participar desse curso para buscar mais conhecimento e quem sabe, no futuro, criar meu próprio negócio. Ainda não trabalho com empreendedorismo, mas tenho vontade e acredito que essa formação pode ser um pontapé inicial”, comenta.
Já Genilce da Silva, assistida há alguns meses pela rede, participou de outras edições da oficina e se sentiu estimulada a transformar a paixão por bordado em um negócio.
"Eu participei da primeira oficina do programa e lá eles me perguntaram se eu era empreendedora. Na hora, eu não soube responder, mas no fim da oficina percebi que posso ser uma. Foi ali que eu percebi que os bordados e trabalhos manuais que eu faço como forma de terapia também podem se transformar em um negócio. No fundo, eu sou sim uma empreendedora, porque já vendo alguns desses bordados. Depois da oficina, eu sai com uma nova perspectiva, novos conhecimentos e comecei a investir mais na minha lojinha de bordados pelo Instagram”, conta.
O público externo também marcou presença. Angélica Santos, designer de sobrancelhas, acredita que a busca contínua por aprimoramento é fundamental em sua profissão.
"Como eu trabalho como autônoma, na área de empreendedorismo, todo curso que surge eu busco fazer. Acredito que essa formação vai somar muito ao meu trabalho e me ajudar a crescer cada vez mais”, diz.
Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, avalia a importância do trabalho desenvolvido pelo Centro Maria do Pará e de ações como essa.
"Na rede de assistência social do município, trabalhamos diariamente para dar suporte às mulheres que passaram por situações de violência ou vulnerabilidade social. Nesse sentido, o Centro Maria do Pará tem uma atuação fundamental, pois, dentre outros serviços, proporciona cursos e oficinas profissionalizantes como esse para o empoderamento das mulheres", disse.
Na próxima quinta-feira (27), outra oficina do programa “Ela Pode” será realizada com o tema: finanças pessoais e do negócio e ferramentas digitais.
Programa Ela Pode
O Ela Pode é um programa de capacitação gratuito e foca no desenvolvimento das habilidades socioemocionais essenciais para o sucesso da mulher empreendedora e da mulher que está em busca de recolocação no mercado de trabalho