1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Mais de 200 alunos da rede municipal participam de show de talentos com destaque ao enfrentamento do trabalho infantil
Mais de 200 alunos da rede municipal participam de show de talentos com destaque ao enfrentamento do trabalho infantil Autor: Agência Santarém

Mais de 200 alunos da rede municipal participam de show de talentos com destaque ao enfrentamento do trabalho infantil

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Programação é uma realização da Prefeitura, MPT e TRT 8ª
Alunos de seis escolas municipais participaram 

Um show de talentos com mais de 200 alunos de seis escolas da rede municipal abriu, na terça-feira, 18, a programação de culminância das ações de enfrentamento ao trabalho infantil que foram realizadas este ano pelo Projeto MPT nas Escolas. O evento destacou o tema “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”.

Participaram as escolas Ester Ferreira, Padre Felipe Bettendorf, Irmã Leodgard Gausepohl, Maria Amália Queiroz, Nazaré Demétrio Mussi e Eloína Colares e Silva. Cada escola contou com a apresentação de 40 alunos que abordaram a temática de enfrentamento ao trabalho infantil de diversas formas.

A juíza do trabalho Giovanna Dourado esteve presente no show e destacou a importância do debate sobre o combate ao trabalho infantil. “É importante voltar esses projetos para crianças, pois elas trabalham a arte, a redação, então há uma pesquisa maior, um maior esclarecimento e uma forma lúdica da criança aprender o que é o trabalho infantil.”

Juíza do trabalho Giovanna Dourado

A procuradora do MPT, Amanda Fanini, também prestigiou o evento e reforçou que lugar de criança é na escola. “É dever de toda a sociedade dar absoluta prioridade a criança e ao adolescente, e essa absoluta prioridade também é vista na vedação ao trabalho infantil. O lugar da criança e do adolescente é na escola. Elas devem ter livre exercício do brincar, do lazer, a uma infância sem trabalho. Então esse evento é muito importante para que a gente possa conscientizar e divulgar essa prática.”

A culminância das ações será ainda realizada nesta quarta-feira, 19, no Distrito de Alter do Chão com 180 alunos das escolas do Eixo Forte: Escola Municipal Antônio de Sousa Pedroso, Boa Ventura Queiroz, Irmã Doroth, Maria do Rosário, Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E o encerramento ocorrerá no sábado, 22, na Vila Curuai, Lago Grande, na Escola Frei Gilberto Wood com a participação de 160 alunos de quatro escolas: Sansão Bento Lourido, São Vicente, Frei Gilberto Wood e Tiago Xistos Aragão.

O coordenador das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) Edinelson Sousa destacou a importância das parcerias para a realização do projeto MPT nas Escolas que encerra em dezembro alcançando mais de mil alunos das escolas de ensino fundamental e médio.

“O MPT é o nosso principal parceiro do projeto, contamos também com as Secretarias de Educação e de Assistência Social, que nos dão todo apoio para irmos levar a mensagem sobre o trabalho infantil. E o sucesso de hoje é fruto de que todos entenderam e assimilaram as informações repassadas”, observou o coordenador. 

“Iniciamos essa culminância com uma grande programação inovadora, fechando as ações de enfrentamento ao trabalho infantil realizadas nas escolas e hoje eles apresentaram tudo aquilo que eles aprenderam ao receber a equipe Aepeti nas escolas”, salientou a titular da Semtras, Sandra Santana.

Titular da Semtras, Sandra Santana 

O show de talentos premiou as três primeiras escolas mais votadas pelos jurados presentes. Foram elas:

1º lugar: Escola Padre Felipe Bettendorf que ganhou 1 central de ar 12.000 BTUS; Mochilas e Kits Escolares para os alunos.

2º lugar: Escola Ester Ferreira que ganhou 1 notebook para a escola e Kits Escolares para os alunos.

3º lugar: Escola Eloína Colares que ganhou 1 TV LED/Smart 32’’ para a escola e Kits Escolares para os alunos.

A programação foi uma realização da Prefeitura de Santarém por meio das Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras), de Educação (Semed), das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região (TRT 8ª), OAB Universitária, Ladus Unama, Trupe Jurídica r Trupe do Projeto “Criança Não Trabalha”. Esteve presente ainda a primeira dama de Santarém Celsa Brito que representou o Prefeito Nélio Aguiar e o presidente da Câmara Ronan Liberal Jr.

Primeira dama representou o prefeito Nélio Aguiar

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.