A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de referência de Assistência Social (Cras) Ribeirinho, em parceria com a Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), realizou na terça-feira (28), ação itinerante da Assistência Social na vila de Boim atendendo a comunidade de Tucumatuba e adjacências.
A ação levou os serviços de atualização e inclusão do CadÚnico para programas do governo federal com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e auxílio Brasil, atendimento psicossocial, orientações sobres os serviços, emissão do passe livre e carteira interestadual do idoso. A programação atendeu 304 famílias.
O Presidente da Comunidade Tucumatuba, João Vaz, acompanhou a ação.
“Os comunitários estavam precisando, foi muito importante receber essa ação”, destacou o Presidente.
“É muito gratificante pra nós receber essa ação, a gente enfrenta dificuldades de locomoção, gastos, a gente fica agradecido ao Governo e todos os envolvidos por levar essa ação”, disse Cirilo Roque, morador da Vila de Boim.
Lourdes Vasconcelos, moradora da comunidade de Tucumatuba, participante do grupo de idosos, aproveitou a ação para emitir a carteira interestadual do idoso, passe livre e atualizou o Cadastro Único. “Aproveitei o momento que chegou e nós fomos atendidos de acordo com nossas necessidades. Foi uma coisa muito boa, somos idosos e encontramos dificuldades para ir até a cidade buscar esses serviços”, disse.
“Levar os serviços que a Assistência Social oferta para uma comunidade é gratificante, ainda mais depois da Pandemia, foi mais uma oportunidade de estar com as pessoas que têm dificuldades de acesso e assim estamos garantindo seus direitos”, observou a coordenadora do Cras, Allinny Lobato.
“Levamos os serviços da assistência social até essa comunidade e foi um excelente resultado. Temos assistentes sociais realizando este importante trabalho na região de rios desde o início da pandemia, e levamos nossa equipe do Cras Ribeirinho para atender os moradores que têm dificuldades de acesso”, destacou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.