Iniciou nesta quarta-feira, 22, no auditório do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas uma capacitação sobre o Programa 'Pro Mulher Pará - Santarém'. O programa é a nova ferramenta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para combater a violência contra o público feminino.
De acordo com informações do coordenador do programa, ele objetiva agilizar o enfrentamento a esse tipo de violência com ações de proteção, repressão qualificada e orientação para mulheres em situação de violência doméstica.
O Tenente Coronel Celton Otávio, coordenador da Diretoria de Política de Prevenção Social de Segurança Pública explica sobre o programa.
"Viemos trazer para Santarém o Pro Mulher, que visa atender pessoas que são vítimas de violência doméstica. Existe uma diferença muito grande com o Programa Maria da Penha, que é do Tribunal de Justiça. Esse programa visa atender as pessoas que já têm a medida protetiva, no caso do Pro Mulher, não, é antes, a pessoa entra em contato com o Niop e começa a fazer os registros de ocorrência dizendo que está sofrendo abuso, agressões, então, nós pegamos o nosso banco de dados, o quantitativo de ligações, fazemos um cartão programa, para que a polícia, antes que aconteça algo, gere um procedimento. O policial que vai nesse local é orientado, passa por uma capacitação, para ter esse atendimento humanizado em relação à mulher, que acaba de ser vítima, para que ele saiba ter essa tratativa com ela e para que ele faça essa gestão de segurança dela. Nós estamos tentando fazer um ciclo para que a mulher, seja amparada desde o início de quando ela liga, até o atendimento final que é o atendimento psicológico da assistência social", detalhou o coordenador.
"Sem dúvidas é mais um importante programa a ser implantado no nosso município, em defesa de nossas mulheres. O município já administra o Centro Maria do Pará, que faz todo o acompanhamento às mulheres vítimas de violência. Esse programa irá somar nessa defesa e proteção", destacou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
Participaram da capacitação policiais militares, civis, a Rede de Proteção à Mulher, Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde.
Na quinta-feira, 23, às 9h, haverá uma reunião com alguns gestores no Centro Regional de Governo para alinhar sobre a funcionalidade do Pro Mulher.
Sobre o Pro Mulher
O programa, que oferece uma nova ferramenta de comunicação para facilitar o atendimento às vítimas, integra as políticas públicas do governo estadual para combater a violência contra a mulher. As ações serão realizadas em parceria com as Polícias Civil e Militar, Prefeitura de Santarém, em parceria com a Rede de Defesa das Mulheres.
A nova ferramenta funciona a partir de denúncias feitas para o canal de urgência e emergência da segurança pública, o 190 do Centro Integrado de Operações (Ciop), da Segup.