Nos dias 28 e 29 de abril, a Prefeitura de Santarém, participou de uma formação sobre proteção e assistência à pessoas refugiadas. Desenvolvida pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), em parceria com a Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), o encontro teve objetivo de apresentar as redes protetivas locais referencial teórico e prático, a fim de discutir a situação de refugiados e migrantes no estado do Pará, bem como instrumentalizar os profissionais para a adequada gestão dos processos documentais deste segmento populacional.
Na ocasião, Santarém esteve representada pela Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana, e pela coordenadora da Proteção Social Especial, Glaucya Fiori.
Glaucya Fiori avaliou de forma positiva estar na capital para essa formação.
"Poder estar juntamente com outros municípios do nosso estado, compartilhando conhecimento referente a temática foi muito importante. Nesse momento podemos perceber que algumas situações que vivenciamos em Santarém eles também passam, e assim podemos partilhar de conhecimento e boas práticas no acolhimento de indígenas Warao.”, contou Glaucya.
Desde o início do acolhimento dos refugiados em 2017, Santarém vem vencendo desafios, avançando nesse serviço e tornado-se referência no acolhimento.
“Foi uma excelente experiência em podermos participar desses dias de formação. Podemos partilhar sobre a questão das propriedades de terras, de acesso à benefícios. E voltamos pensando em ampliar o comitê gestor, incluindo duas importantes secretárias.", avaliou Sandra Santana.