3. Assistência Social
  4. Prefeitura de Santarém participa de evento para apresentação do Programa Cisternas
Prefeitura de Santarém participa de evento para apresentação do Programa Cisternas Autor: Agência Santarém

Cibele Pixinine
Dez comunidades da Resex Tapajós-Arapiuns serão beneficiadas.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal Trabalho e Assistência Social (Semtras), participou do evento para apresentação do Programa Cisternas, nessa segunda-feira (19), no auditório do Mercadão 2000. O programa é executado pela Sociedade, Meio Ambiente, Educação, Cidadania e Direitos Humanos (SOMECDH) e a ONG Saúde e Alegria, com o apoio do governo federal, governo municipal e demais entidades.

A iniciativa visa garantir o acesso à água potável e saneamento para comunidades rurais, através da instalação de estruturas para o armazenamento de água do período das chuvas, de unidades sanitárias individuais e fossa, para famílias que vivem em regiões que passam por longos períodos de seca. Em Santarém, o programa atenderá 10 comunidades na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns.

"O programa foi instituído pela Lei n°12.873/2013 e está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social. Ele procura implementar tecnologias sociais de acesso à água, promovendo inclusão social e produtiva. A implantação prevê etapas como a de mobilização social e capacitação para estimular o envolvimento ativo dos beneficiários”, explicou Jussara Batista, coordenadora do programa, em apresentação durante o evento.

Para participar, as famílias devem cumprir alguns critérios, dentre eles, estarem inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Ediane Blanches, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ribeirinho comentou sobre essa norma.

"O programa só pode ser realizado junto àquelas famílias que estão com o Cadastro Único atualizado. Ele é a porta de acesso a diversos programas sociais, incluindo o Programa Cisternas. É por isso que hoje trouxemos a assistente social Regiane Correa para conversar com as famílias que estão presentes aqui”, disse.

Durante o evento, foram realizadas palestras e dinâmicas para compartilhar dados e informações importantes para o fortalecimento do Programa Cisternas nos territórios como, por exemplo, o cronograma das etapas de execução, os critérios de seleção de beneficiários e os modelos de tecnologias sociais previstos.

Além dos representantes das comunidades beneficiadas, estiveram presentes Celsa Brito, secretária da Semtras, Bruno Costa, secretário da Semap, Margareth Maytapú, coordenadora geral do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns, e demais entidades parceiras.

"Estamos muito felizes de unir força para facilitar o acesso a água potável e de qualidade para as comunidades da Resex Tapajós-Arapiuns. Nós, da Assistência Social, colaboramos através da atualização e acompanhamento do Cadastro Único que é uma das prerrogativas do programa”, comentou Celsa Brito, Secretária da pasta de Assistência Social.

O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, também esteve presente, e comentou sobre o acompanhamento dos trabalhos realizados.

"Nós estamos acompanhando de forma contínua a implementação dessas tecnologias na região ribeirinha, de várzea e do Lago Grande, porque acreditamos que é um trabalho necessário para a sociedade, principalmente, para aquelas comunidades que já vivem essa problemática há muito tempo”, disse.