A abertura do 10º Congresso da Infância e Juventude do Oeste do Pará ocorreu na noite de quinta-feira, 17, na sede do Sindicato do Profissionais das Instituições Educacionais da Rede Pública Municipal de Santarém (Sinprosan), e contou com a participação da Prefeitura de Santarém. O evento é uma realização da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Oeste do Pará, Baixo e Médio Amazonas.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito esteve presente representando o Prefeito Nélio Aguiar.
De acordo com o presidente da associação, Rogério Pereira Batista, o destaque é sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), dos Conselheiros Tutelares, das Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Saúde, Educação, e de todos que trabalham com a garantia de direitos de crianças e adolescentes.
“O 10º Congresso da Infância e Juventude do Oeste do Pará é um momento de atualizações das Leis, de se debater a importância de se trabalhar em rede, e também a boa relação entre governo, conselhos tutelares para que realmente os direitos possam ser garantidos com muito mais qualidade. O trabalho tanto da Secretária Celsa, quanto do prefeito Nélio é um trabalho incansável em busca de melhorias para o município principalmente voltados a garantia de direitos e crianças e adolescentes”, observou Rogério.
Na ocasião a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito recebeu a honraria de reconhecimento pelos serviços prestados na Semtras voltados a crianças e adolescentes no município.
Celsa destacou ser este um momento de grande importância sendo realizado em Santarém por estar trazendo atualizações para técnicos, a rede que trabalha com crianças e adolescentes, representantes de outros municípios, e até para os futuros conselheiros tutelares.
“Hoje comemoramos o Dia nacional do Conselheiro Tutelar que é um profissional de suma importância para a nossa sociedade. Quando foi pensado pelo Estatuto da Criança (ECA), a criação dos Conselhos Tutelares, foi uma legislação de vanguarda, em que há mais de 30 anos viu a importância dos profissionais, hoje cada vez mais a gente amadurece com esse estatuto, mesmo com suas atualizações e a gente vê como é importante para nós que estamos na gestão, nós que trabalhamos junto com a rede de garantia de direitos, estarmos empoderados com este elo tão importante. A realização do Congresso foi uma excelente iniciativa para somar mais conhecimentos e estar todos mais atualizados”, avaliou Celsa.
Estiveram participando atuais e ex-conselheiros tutelares, psicólogos e assistentes sociais, delegações de Óbidos, São Paulo, Boa Vista, Manaus e Curuá.