Com o objetivo de qualificar e aperfeiçoar os serviços prestados por auxiliares de conservação que compõem os equipamentos da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) foi realizado nos dias 23 e 30 de setembro (sábado), no auditório da Divisa, uma capacitação de manipulação de alimentos.
A capacitação foi iniciativa do setor de Capacitação e Valorização Profissional da Semtras em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão Especializada em Vigilância Sanitária.
"A importância desse curso é capacitar os servidores para que eles possam desempenhar suas funções seguindo as regras sanitárias. É fundamental que o profissional tenha passado por este curso de manipulação de alimentos, porque quando envolve a saúde pública, envolve toda a coletividade", observou Marcelino Xavier, coordenador da Divisa.
"Essa capacitação foi voltada para as profissionais que estão diariamente nos equipamentos públicos, mantidos pela Semtras, e que são responsáveis pela alimentação dos nossos usuários, com a confecção e manipulação desses alimentos. Esse momento é para realmente capacitar, muitas estão fazendo curso pela primeira vez, outras estão no processo de atualização. O nosso objetivo foi poder proporcionar as nossas servidoras esse momento de capacitação e aperfeiçoamento profissional", explicou Roberta Branco, coordenadora do setor de Capacitação e Valorização Profissional da Semtras.
Rosiane Ribeiro trabalha há 2 anos como auxiliar de conservação, no CRAS Santana.
"É muito importante a gente estar no dia a dia se atualizando, participando das capacitações. Essa capacitação chegou em boa hora, até mesmo pra gente que já participou de outras. São coisas importantes que a gente precisa estar atualizado", contou a participante.
"Temos a consciência da importância da manipulação dos alimentos seguindo todas as orientações sanitárias, por isso, não medimos esforços em capacitar os servidores que estão chegando. Os que já faziam parte dos serviços para aprenderem e, também, para reciclar. A nossa população atendida nos nossos serviços merece receber os alimentos manipulados da forma que determina a Vigilância Sanitária. Agradecemos a parceria com a Semsa, por estar atendendo os nossos colaboradores e também pelo excelente trabalho desempenhado na nossa cidade", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.