A blitz aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (15), na Praça do Pescador, Orla da cidade, e foi um sucesso. As pessoas que passaram na Avenida puderam levar para casa o material de divulgação da campanha de enfrentamento ao trabalho infantil, que traz informações sobre o que é essa prática, canais de denúncia e informações sobre a rede de defesa e proteção de crianças e adolescentes.
A realização dessa campanha é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) e do Projeto Transformar Vidas. Ela traz o tema: Protagonismo infanto-Juvenil: “Um mundo sem Trabalho Infantil” e tem o objetivo de trabalhar o protagonismo de crianças e adolescentes para que possam escrever uma nova história, a partir da educação e com novas oportunidades.
“Foi mais um importante momento de divulgação da campanha alusiva ao dia 12 de junho. A população parou para receber nosso material e temos a certeza que com essas ações nós vamos levar a mensagem para que o trabalho infantil possa deixar de existir. Que possamos celebrar um mundo sem trabalho infantil”, avaliou Ágatha Flexa, Coordenadora do Projeto Transformar Vidas.
“Foi um sucesso a nossa blitz, atingimos o objetivo e contamos com parcerias importantes como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), o CEREST, Curso de Enfermagem da UEPA, 9ª Regional da Sespa, Proerd, Semed, SMT e principalmente os colaboradores da Semtras e parceria com o Ministério Público do Trabalho e Itaú Social. Somente assim unindo forças é que podemos seguir com o objetivo da erradicação do Trabalho Infantil e levar mais essa mensagem de sensibilizar a população de que o trabalho infantil é crime, que não devemos permitir que isso aconteça, devemos denunciar no disque 100”, observou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.