Dando continuidade a programação da campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará, realizou nesta quinta-feira, 01, no auditório da CDL, uma palestra que contou com a participação de mais de 30 policiais militares.
A palestra foi ministrada pela equipe do Centro Maria do Pará e por integrantes da Patrulha Maria da Penha.
“Conhecimento nunca é demais, então esses policiais passam a ter um conhecimento a mais na hora de fazer o atendimento das ocorrências, quando for orientar as vítimas de violência, como fazer a apresentação, no sentido do trabalho policial referente a violência doméstica, da importância de ter esse conhecimento e repassar para as vítimas”, explicou o sargento Rodrigo Auzier.
De acordo com a coordenadora do Centro Maria do Pará, Raimunda Silva, a palestra foi uma forma de falar sobre o trabalho da rede de defesa e proteção que funciona em Santarém para que esses policiais, na hora de acompanhar uma situação de violência contra a mulher, tenham mais conhecimento e saber quais caminhos seguir.
“Escolhemos esse momento com os policiais, porquê são eles que estão na linha de frente, eles que quando acionados, vão verificar aquela ocorrência, e quando chega na residência as vezes não é a vitima que chama a polícia, ela desiste. Essa capacitação é para eles terem esse olhar diferenciado, saber fazer a leitura do ambiente na hora que chega. As vezes a mulher não percebe que está em um relacionamento abusivo, então eles tendo esse olhar, e elas não quiserem fazer o boletim de ocorrência, eles podem estar orientando, passando o endereço e telefone do Centro Maria do Pará, onde iremos fazer esse acompanhamento com essa mulher, de forma social, com a psicóloga, advogada, vamos orientá-la e quem sabe a fazer com que ela entenda que precisa fazer esse boletim de ocorrência, ela precisa ter uma medida protetiva”, detalhou a coordenadora.
No dia 28 de novembro, aconteceu uma ação que objetivou prestar assessoria jurídica para as mulheres e foi realizada em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Unama. As mulheres ganharam ainda serviço de beleza.
“Sem dúvidas estamos seguindo uma importante programação voltada para defesa e proteção de nossas mulheres. Avaliamos que elas estão cada vez mais, ao menor sinal de violência, buscado apoio, pedindo socorro, e isso é importante para que esta mulher possa dar um basta nesta situação e poder caminhar para uma vida sem violência. Essa programação irá continuar com este objetivo de divulgar e preparar cada dia mais os integrantes da rede de defesa e proteção que já realiza um excelente trabalho em nosso munícipio em prol de nossas mulheres”, observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Confira o cronograma de atividades dos 16 dias de ativismo:
06/12 - Realização de Palestra pela equipe do Centro Maria do Pará e Patrulha Maria da Penha, com os bairros de Abrangência do Cras Maracanã
Local: Cras Maracanã. Av. Maracanã, 365 - Elcione Barbalho, próximo ao residencial – Reserva Maracanã, antes da Escola Mun. Dom Floriano.
Hora: 8h às 12h.
12/12- Encerramento da Campanha – Será o momento de avaliar as ações que foram realizadas no decorrer da Campanha.
Local: Auditório do Restaurante Popular - Altos do Mercadão 2000
Hora: 8h às 12h.