A Páscoa é época de renovação, reconciliação, reencontro com o ser e os semelhantes. Um período de paz e harmonia que deve ser vivido entre família e festejado com muita alegria. Dentro desta perspectiva, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Nova República, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), realizou uma programação alusiva à Páscoa na sexta-feira, 29.
De acordo com a coordenadora do Cras Nova República Jaciara Simões o principal objetivo foi resgatar o verdadeiro sentido da data, através da confraternização.
“Vivenciar a Páscoa é poder pensar que outro mundo é possível, e com isso fazer com que o público alvo vivencie o sentimento de solidariedade, cooperatividade e união”, avaliou Jaciara.
A ação teve como público-alvo crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A programação foi desenvolvida pela pedagoga Mariele de Araújo Limeira e pelos orientadores do SCFV e teve como tema “Páscoa, passagem para uma vida nova”.
Segundo Mariele, a ação objetivou levar aos usuários atividades voltadas ao tema da Páscoa. “Desenvolvemos atividades em consonância com os eixos norteadores do SCFV, que são a participação, a convivência social e o direito de ser. Sendo a Páscoa uma época a que remete as reflexões de vida, morte e renascimento, o tempo de pandemia se torna um excelente momento para estas reflexões em família e em sociedade”, observou a pedagoga.
O Conselho Regional de Contabilidade doou 100 caixas de chocolates. No período da manhã, 40 idosos participaram da comemoração de páscoa que teve café, seresta e distribuição de chocolates. No período da tarde, participaram 41 crianças e adolescentes.
"O CRC/PA - Delegacia de Santarém faz pela 4ª vez a doação de chocolates para as crianças atendidas pelo Cras, por ocasião da Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, e nada melhor que dar essa alegria às crianças a quem ele tanto amou”, comentou Neusa Martins, Conselheira Estadual do CRC.
“Muito emocionante poder estar com cada um deles aqui compartilhando esse momento da páscoa que é ressureição de Jesus Cristo. Eu espero muito que volte o serviço para a gente estar junto como sempre foi”, disse Maria Izabel Viana de Castro, 17 anos, usuária do grupo dos adolescentes.
Desde o início da pandemia os serviços voltados para crianças e adolescentes de forma presencial estavam suspensos. De acordo com o assessor técnico da Semtras, Igor Oliveira, o retorno seguro já está sendo elaborado.
“Muito em breve pretendemos voltar com os nossos serviços. Tenham certeza que estamos trabalhando diariamente para que este dia chegue, mas enquanto ele não chega, continuamos executando ações como esta, que nos possibilite comemorar datas importantes e levar alegria para todos vocês e matar as saudades da nossa equipe”, explicou o assessor.