3. Assistência Social
  4. Prefeitura realiza ação com orientações sobre o trabalho infantil na orla da cidade
Prefeitura realiza ação com orientações sobre o trabalho infantil na orla da cidade Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
Programação é alusiva ao dia 12 de junho e chama atenção sobre atividade comercial exercida por crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), iniciou a programação alusiva ao dia 12 de Junho, Dia ‘D’ de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Essa programação chama a atenção sobre a suposta atividade comercial exercida por crianças e adolescentes no período noturno em estabelecimentos, o que se enquadra como trabalho infantil.

Com o tema Brincar é o direito da infância: estudar e viver com um futuro de esperança, a abordagem contou com parcerias do Comdca, Cerest, Semed, Creas e Centro Pop.

"A abertura foi bem produtiva, a gente deu o pontapé inicial que antecede ao mês de junho, que é a campanha nacional quanto ao trabalho infantil. Visitamos os principais bares e restaurantes aqui da orla, para orientar os gerentes sobre essa problemática, orientamos sobre que fazer quando identificar uma situação de trabalho infantil", explicou Edinelson Sousa coordenador da Aepeti.

Os gerentes dos estabelecimentos receberam a equipe e se colocaram à disposição para procederem com denúncias ao Conselho Tutelar sobre a atividade praticada por menores em seus estabelecimentos.

“Isso é muito bom, vocês estarem abordando, orientando, estaremos juntos aqui", elogiou Marilda Marinho Costa, gerente da Massabor Orla.

Amilton Machado da Cunha, gerente do Mascotinho, também gostou de receber orientações sobre a situação.

"Estou achando muito importante porque é um suporte que vocês estão nos dando. E nós estamos aqui também para ajudar a fiscalizar para que essas crianças não sejam prejudicadas. A gente precisa dar um basta no trabalho infantil", completou.

“Estamos iniciando essa campanha para que possamos proteger nossas crianças e adolescentes dessa exposição ao trabalho infantil que pode trazer sérios riscos a vida delas, trabalhando fora do tempo certo, elas estão pulando etapas, deixando de estudar e compromentendo seu aprendizado. Esta é a primeira de muitas ações que iremos realizar no mês de junho", enfatizou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.