A criatividade é capaz de destacar as pessoas em todas as situações, mas no artesanato a criatividade é ainda mais importante e pode ser muito lucrativa. Portanto, não seria diferente quando se trata das técnicas de costura. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova República, encerrou na sexta-feira (15), mais uma oficina de geração de renda, o curso de confecção de bolsas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
As técnicas de costura, usadas na confecção das bolsas, acessórios, peças decorativas e tantas outras, permitem dar asas à imaginação, dando vida a peças exclusivas e cheias de personalidade. Utilizando materiais como: tecidos, linha para costura, máquina de costura, zíper, tesouras e moldes, 20 mulheres do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), puderam conhecer as técnicas e colocar a criatividade na produção das peças.
De acordo com Jaciara Simões, coordenadora do CRAS Nova República, o curso de confecção de bolsas, além de incentivar a geração de renda, contribuiu para aflorar a criatividade. Ele foi ministrado para 20 mulheres do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).
"Foram cinco dias de muita aprendizagem, foi um curso bastante produtivo, em que mulheres autônomas, chefes de família enxergam no artesanato a possibilidade de gerar renda para suas famílias. Além disso, com esse curso, elas aprenderam a fazer mochilas, que vai contribuir para que as mesmas façam para seus filhos utilizarem na escola. A costura aliada ao artesanato pode levar a uma melhor qualidade de vida. Sem contar que, ao ver as peças desenvolvidas por si mesmo, elas se sentem mais valorizadas, melhorando seu bem-estar", observou a coordenadora.
"Dessa vez, realizamos o curso de bolsas, qualificando essas mulheres, melhorando a qualidade de vida para conquistar uma renda, ou até mesmo a confeccionar uma mochila para seus filhos, seu estojo, agregando valor à vida dessas mulheres. O resultado foi muito produtivo", disse Marilene Batista Ferreira, instrutora do Senar que agradeceu por mais essa parceria com o Cras.
"Já venho participando dos cursos de corte e costura aqui do CRAS, 3 módulos, em que eu me identifiquei em trabalhar com a costura e hoje, graças a Deus, este curso de bolsas vai me ajudar muito e muito mesmo", contou Jozita Miranda, 52 anos, que estava entre as participantes.
"Saber que estamos conseguindo mudar vidas com estes cursos, oficinas que realizamos nos nossos CRAS, é tamanha a gratidão. Estamos fazendo um excelente trabalho com esta parceria com o Senar para juntos mudar a questão financeiras destas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Ouvir que estamos contribuindo para um novo e lucrativo ofício é saber que estamos seguindo por um caminho transformador", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.