Vinte e cinco mulheres do Serviço de Proteção e Apoio Integral ÀFamília (PAIF), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Urumari participaram de uma oficina sobre a confecção de ecobags.
De acordo com a coordenadora do CRAS, Ingred Aguiar, a oficina além de poder contribuir com a geração de renda das usuárias, objetivou reduzir o consumo de sacolas plásticas, contribuindo com a preservação do meio ambiente.
"É importante ter um estilo de vida mais sustentável, as ecobags são ótimas alternativas para ajudar nessa tarefa. As nossas usuárias aprenderam passo a passo sobre a confecção das sacolas", disse a coordenadora.
"Eu já participei de vários cursos e oficinas e hoje aprendi fazer uma ecobg. Isso fez um bem pra mim, porque poderá ajudar na minha renda familiar e outras coisas também, que ajuda até a mente da gente e é legal participar", falou Maria Elione Moreira, participante do PAIF há 3 anos.
Elas utilizaram máquina de costura, feltros, tecidos de algodão cru, miçangas e enchimento. A oficina foi ministrada pelas orientadoras sociais Adélia Mota e Adria Oliveira .
"As sacolas sustentáveis estão sendo bem utilizadas atualmente. As pessoas estão, cada vez mais, com a consciência da preservação cujo objetivo é a redução do uso de sacolas plásticas convencionais, já que elas levam em torno de 100 anos para se decompor. Nossas mulheres além de contribuir com o meio ambiente, vão poder fabricar e vender essas sacolas, além de melhorar sua renda familiar. Foi mais uma importante atividade para nossas usuárias", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assitência Social.