3. Assistência Social
  4. Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda realiza certificação do curso de manipulação de alimentos
Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda realiza certificação do curso de manipulação de alimentos Autor: Divulgação Semtras

Geisa de Oliveira
60 usuários foram certificados.

A certificação do curso de manipulação de alimentos aconteceu nesta sexta-feira, 06, no auditório da Divisa, e foi uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Trabalho, Emprego e Renda (NTER), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão Especializada de Vigilância Sanitária, sob a coordenação de Marcelino Xavier, que acompanhou a certificação.

O curso atendeu a demanda da população que almejava estar em dia com a qualificação de manipulação de alimentos para que possa conseguir uma vaga para o mercado de trabalho.

Este foi o caso de Maria Franciane Tapajós, que estava desempregada há 3 anos.

"Os hospitais só aceitam se a gente estiver em dia com o curso de manipulação de alimentos, hoje já vou enviar o meu currículo para o hospital, e já vou começar trabalhar e vai mudar a minha vida. Eu já tinha sido chamada para o Assay e Atacadão, mas faltava o certificado, como eu não tinha, contrataram outras pessoas, agora vou conseguir trabalhar, se Deus quiser", contou a usuária dos serviços socioassistencias da Semtras.

O coordenador do NTER, Gabriel Augusto, explicou que o Núcleo vem construindo esse trabalho, em prol da população de Santarém.

"Estamos trazendo esses cursos para a melhoria de quem está no mercado de trabalho e quem quer entrar no mercado de trabalho. Hoje, nós estamos dando continuidade nesse trabalho que vem sendo feito e é muito gratificante perceber o quanto as pessoas que foram motivadas e quantas pessoas compareceram para realizar esse curso", avaliou.

Gabriel Augusto informou que o NTER já está buscando parcerias para a realização, ainda neste mês de outubro, de um curso de inglês com práticas de atendimento e confecção de cardápio em Alter do Chão, visando atender e qualificar os profissionais que atuam na vila balneária.

"Aproveitamos para dar as boas-vindas ao Gabriel Augusto, que entrou para substituir o agora vereador Sérgio Pereira, e parabenizar pela continuidade e conclusão do curso que é extremamente importante para todos que participaram, já que é requisito obrigatório para o mercado de trabalho voltado à manipulação de alimentos. Agradecemos a parceria da Semsa, por meio da Divisa, com apoio nesse curso. Vamos continuar trabalhando visando, cada vez mais, contribuir para que a população possa poder entrar no mercado de trabalho", disse Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.