1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Mulheres participam de oficina de geração de renda com materiais recicláveis no CRAS São José Operário
Mulheres participam de oficina de geração de renda com materiais recicláveis no CRAS São José Operário Autor: Agência Santarém

Mulheres participam de oficina de geração de renda com materiais recicláveis no CRAS São José Operário

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Curso foi realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e contou com 18 participantes.

Durante uma semana, de 27 a 31 deste mês, mulheres acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São José Operário participaram de uma oficina de geração de renda com materiais recicláveis. O objetivo da oficina foi contribuir com o aumento da renda familiar, com autonomia de vida e incentivo ao convívio com a comunidade e o CRAS.

A oficina contou com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ministrado pela instrutora Adervânia Prado, que repassou as técnicas necessárias para que o reaproveitamento acontecesse para as 18 participantes.

Foram produzidos porta-caneta, sacolas de garrafa pet, sacolas de revista, decoração em garrafas de vidro.

"Eu vim para aprender e repassar para as minhas colegas, estou gostando, a gente faz isso para aprender e ir para frente também, não é ficar só em casa, a gente vende, a gente dá para os parentes nos Dias das Mães, dos Pais, então a gente dá uma lembrancinha, a gente vai fazer para ir pra frente e outras colegas que quiserem fazer a gente ensina", contou Joana D’arc dos Santos Gualberto, que faz parte do Serviço de Convivência dos Idosos.

A usuária Sueli Sousa Maia contou que já está pensando em se preparar para produzir para o Dia das Mães. "Agora vem o dia das Mães e é uma ótima oportunidade para fazermos as lembrancinhas e ter essa renda extra na venda dessas flores, vasos, bolsinhas. Essa é uma grande oportunidade para a gente ganhar nessas datas, eu tenho a vontade de levar para frente pra aumentar a renda de casa", disse a usuária.

Juliana Fialho, coordenadora do CRAS São José Operário, afirma que o objetivo principal foi promover melhoria na qualidade de vida dessas famílias. "Porque a maioria está em situação de vulnerabilidade social e econômica. Através deste curso, ofertamos uma possibilidade real de aumento de renda e para além desse objetivo, que são muitos, o estímulo ao empreendedorismo individual e à promoção da saúde mental. Esse curso trabalha a sustentabilidade utilizando materiais recicláveis, onde o que era lixo, volta a ser um artigo de utilidade", observou a coordenadora.

Para a secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, contribuir com a geração de renda das famílias é importante, para que elas possam ter novos horizontes. "Novos horizontes, melhorar a renda familiar e, principalmente, cooperar com o meio ambiente, resgatando produtos que seriam descartados no lixo e dando uma utilidade".

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.