Durante uma semana, de 27 a 31 deste mês, mulheres acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São José Operário participaram de uma oficina de geração de renda com materiais recicláveis. O objetivo da oficina foi contribuir com o aumento da renda familiar, com autonomia de vida e incentivo ao convívio com a comunidade e o CRAS.
A oficina contou com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ministrado pela instrutora Adervânia Prado, que repassou as técnicas necessárias para que o reaproveitamento acontecesse para as 18 participantes.
Foram produzidos porta-caneta, sacolas de garrafa pet, sacolas de revista, decoração em garrafas de vidro.
"Eu vim para aprender e repassar para as minhas colegas, estou gostando, a gente faz isso para aprender e ir para frente também, não é ficar só em casa, a gente vende, a gente dá para os parentes nos Dias das Mães, dos Pais, então a gente dá uma lembrancinha, a gente vai fazer para ir pra frente e outras colegas que quiserem fazer a gente ensina", contou Joana D’arc dos Santos Gualberto, que faz parte do Serviço de Convivência dos Idosos.
A usuária Sueli Sousa Maia contou que já está pensando em se preparar para produzir para o Dia das Mães. "Agora vem o dia das Mães e é uma ótima oportunidade para fazermos as lembrancinhas e ter essa renda extra na venda dessas flores, vasos, bolsinhas. Essa é uma grande oportunidade para a gente ganhar nessas datas, eu tenho a vontade de levar para frente pra aumentar a renda de casa", disse a usuária.
Juliana Fialho, coordenadora do CRAS São José Operário, afirma que o objetivo principal foi promover melhoria na qualidade de vida dessas famílias. "Porque a maioria está em situação de vulnerabilidade social e econômica. Através deste curso, ofertamos uma possibilidade real de aumento de renda e para além desse objetivo, que são muitos, o estímulo ao empreendedorismo individual e à promoção da saúde mental. Esse curso trabalha a sustentabilidade utilizando materiais recicláveis, onde o que era lixo, volta a ser um artigo de utilidade", observou a coordenadora.
Para a secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, contribuir com a geração de renda das famílias é importante, para que elas possam ter novos horizontes. "Novos horizontes, melhorar a renda familiar e, principalmente, cooperar com o meio ambiente, resgatando produtos que seriam descartados no lixo e dando uma utilidade".