A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República promoveram nos dias 25 e 26 de maio, uma oficina de geração de renda para mulheres que participam do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (Paif).
A oficina foi ministrada pelas orientadoras sociais Doriane Oliveira e Narieth Oliveira, com o objetivo de proporcionar geração de renda e instituir a cultura do empoderamento.
Utilizando materiais como feltro, cola quente, fita de cetim, pérolas, areia, argola, linha de crochê e agulha, 19 mulheres deram formato as suas criatividades e habilidades. No dia 25, as mulheres confeccionaram porta guardanapo em formato de girassol e no dia 26, aprenderam a fazer peso de portas.
Josenilda Ferreira, de 57 anos, foi uma das participantes e afirmou que o curso vai oportunizar a geração de renda. "Esse ano eu comecei a participar do grupo de mulheres e tenho feito os cursos ofertados aqui. São cursos gratificantes que nos ensinam a aprender e aprimorar alguns conhecimentos de artesanato para vender e ganhar uma renda extra. "
Maria da Saúde, 43 anos, também aproveitou o curso para ganhar novos conhecimentos. “Eu faço parte do Cras há 4 anos e tudo o que aprendemos aqui nas oficinas é muito proveitoso. Tudo o que eu aprendo eu faço para vender, uma renda que me ajuda a pagar uma luz, comprar as coisas pra casa. Mais uma oficina que eu aprendi e que o Cras através da Semtras continue fazendo muito mais oficinas, nos ajudando nessa caminhada de empreendedorismo."
"É de extrema importância proporcionar momentos como estes aos nossos usuários, as oficinas são um incentivo para que estas mulheres possam para além de contemplar a sua renda, potencializar as suas habilidades e melhorar a autoestima”, avaliou Sandra Santana Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.