3. Assistência Social
  4. Novos horizontes: mulheres do CRAS Nova República participam de curso de corte e costura
Novos horizontes: mulheres do CRAS Nova República participam de curso de corte e costura Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
20 participantes participaram do curso, ministrado com apoio do SENAR.

Finalizou ontem, sexta-feira, 17, o curso de Corte e Costura, realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do CRAS Nova República, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O curso visou oportunizar a inserção no mercado de trabalho, bem como a chance de abrir novos caminhos aos que se encontram em vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Jaciara Simões, o curso foi ministrado para 20 usuárias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos participantes, através de práticas que possam gerar renda e promover a inserção no mercado de trabalho, a partir de novas oportunidades de geração de renda familiar.

"Esse curso possibilitou criar um ambiente de aprendizado através das técnicas de corte e costura e incentivou a autonomia das participantes para a geração da renda familiar. Além disso, criou um espaço de vivência e troca de experiências, fortalecendo a convivência familiar e comunitária", disse Jaciara.

"Nós, mulheres somos muito mais fortes do que nós pensamos ser, nós somos extremamente fortes, não é a toa que a maternidade foi concedida a nós, mas que vocês continuem dando continuidade, que vocês deem prosseguimento. Costura é considerada área do artesanato em tecido que não tem crise, não tem crise para costureira, é isso é bem verdadeiro", disse a instrutora Marilene Batista Ferreira.

Euzamili Lima Brito, participante do Grupo de Mulheres do CRAS Nova República falou sobre a gratidão de ter participado.

"Esse CRAS, ele funciona com as pessoas comprometidas, a gente chega aqui e é uma terapia. A gente aprende tudo. Quando a gente olha umas maravilhas dessas que eu nunca tinha colocado meu pé em uma máquina de overloque e olha o que eu fiz. A gente nunca pode dizer que eu não sou capaz. É o terceiro curso que eu faço aqui, é uma terapia, dá para aumentar a renda. Abrace novos horizontes", contou a participante.

"Como foi importante para nós podermos realizar essa grande oportunidade de geração de renda para nossas usuárias do PAIF. O nosso principal objetivo é a melhoria na geração de renda delas, essa oportunidade com certeza abre diversas oportunidades, como gerir o próprio negócio, trabalhar como ajudante, ter um novo ofício", observou Celsa Brito, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.