A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizaram nesta terça-feira, 30, uma visita técnica na obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Toletino Sotelo.
De acordo com a presidente do Comdca, Roselene Andrade, a visita objetivou avaliar o espaço em que grávidas, mães e bebês são acolhidas para que tenham um atendimento mais humanizado. A ideia é contribuir com a melhoria do local, ofertando cadeiras de amamentação, cadeiras normais e o que a estrutura necessitar.
"Então, hoje realizamos essa visita como conselho da garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes, com o objetivo de identificar de que forma podemos atuar em parceria para que mães, grávidas e seus bebês, possam ter, cada vez mais, o atendimento humanizado. Hoje foi a obstetrícia, depois estaremos visitando a pediatria para verificarmos como é que o conselho pode estar atuando em parceria com a gestão municipal, com o hospital, especificamente, para que a gente consiga melhorar ainda mais essa política pública tão importante no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes aqui no nosso município", detalhou Roselene.
A presidente informou que existe recurso no Fundo Municipal para que seja feito um trabalho nessa humanização, nessa melhora do espaço.
“Nós vamos lançar um edital de chamamento. Neste edital, tanto instituições governamentais, como instituições não governamentais vão poder participar. O Conselho deliberou um projeto de atuação direta na obstetrícia do hospital municipal de Santarém. Então, a ideia é que a gente consiga ter um projeto, por isso que nós estivemos ali com o arquiteto, com o engenheiro, para que a gente consiga visualizar esse espaço hoje e quais serão as melhorias que permeiam esse local, para que a gente consiga ter esse ambiente acolhedor", disse.
Rubídia Lima, enfermeira responsável pelo setor da obstetrícia, estava acompanhando a visita e fez sua avaliação.
“Foi bem significativo, muito importante, porque a gente observa que vocês estão preocupados, em olhar a ambiência e a necessidade de vocês somarem de alguma forma com a questão de material e equipamentos", observou a enfermeira.
Além dos membros do Comdca, a visita foi acompanhada por engenheiro e arquiteto e urbanista da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
O arquiteto e urbanista Lucas Miranda Neves disse que os próximos passos é colocar todas as sugestões em um projeto.
"Após este levantamento, vamos começar a ter as ideias apresentadas e a gente vai entender junto, também, com o corpo de engenheiros comigo, arquiteto, do nosso setor também de planejamento da Seminfra, para ver como é que faz para esse ambiente ficar mais humanizado, ficar mais aconchegante para as pessoas", explicou o profissional.
“São parcerias como esta proposta de Comdca que materializam melhorias para nossas grávidas, mamães e bebês. Sem dúvidas, o ambiente de acolhimento ficará muito mais humanizado e todos vamos ganhar com estes benefícios", avaliou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.