1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Mais de 10 mil famílias são atendidas pela Assistência Social na região de rios
Mais de 10 mil famílias são atendidas pela Assistência Social na região de rios Autor: Desconhecido

Mais de 10 mil famílias são atendidas pela Assistência Social na região de rios

Alanda Matos
Publicado em - Atualizado
.

Autoria: Geisa de Oliveira

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), trabalha para promover os atendimentos para todas as regiões da cidade. E por isso, no último ano, ampliou as ações nas regiões de rios com a contratação de técnicos assistentes sociais que levam à população ribeirinha os serviços ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. Em um ano, 10.222 atendimentos foram executados em 5 polos: Vila Socorro, Curuai, Arapiuns, Parauá e Vila de Boim.

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB), Marlen Ribeiro, os serviços ofertados são relacionados ao cadastro único, atendimentos, encaminhamentos, distribuição de benefícios eventuais, acompanhamentos, além de ações referentes a temas como Enfrentamento ao Trabalho Infantil, a Violência Contra a Mulher, a Pessoa Idosa, Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes, e também sobre a pandemia da covid-19.

Trabalho da assistência social vai até as comunidades ribeirinhas

 

“As assistentes sociais vem sendo muito bem recebidas nessas localidades e estão cumprindo com o objetivo que é garantir o acesso ao serviços socioassistenciais pleiteado por essas famílias”, observou Marlen Ribeiro.

“A atual gestão fez em 2020 a contratação de 5 assistentes sociais que possibilitou a proximidade com a população que vive nas regiões de rios. Sabemos da dificuldade de locomoção com a situação do fator amazônico que hora é afetado pelas cheias e hora pela vazante. Esse fenômeno causa transtornos no deslocamento, as embarcações ficam impedidas de chegar mais próximas da população e com a cheia muitas famílias ficam desabrigadas, por isso investimentos em recursos para levar nossos atendimentos até elas”, pontuou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.

Equipes levam atendimentos realizados nos Cras

 

A Semtras também realiza ações itinerantes de rios. Em 2021, a Secretaria levou atendimentos para a região do Arapiuns e na próxima semana levará até a comunidade Uruari, região do Lago Grande.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.