3. Assistência Social
  4. Jovens discutem propostas visando a construção de políticas públicas na II Conferência Municipal da Juventude
Jovens discutem propostas visando a construção de políticas públicas na II Conferência Municipal da Juventude Autor: Divulgação Semtras

Geisa de Oliveira
O tema deste ano foi 'Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver'.

Durante 2 dias, 04 e 05, no auditório da Ulbra, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência (Semtras), através do Conselho Municipal de Juventude (Comjuven), realizou a 2ª Conferência Municipal de Juventude.

A conferência foi um processo amplo de debates e participação sobre o que a juventude quer como políticas públicas e trabalhou o tema: "Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver".

A juventude, nos últimos dez anos, tem sido destinatária de diversas políticas públicas, especialmente no que diz respeito à proteção social, à inserção profissional, ao combate à violência e à participação cidadã. Essas políticas, antes fragmentadas e sem continuidade, hoje vêm sendo costuradas e consolidadas de maneira firme, à medida que o segmento jovem ocupa cada vez mais lugar na agenda pública do Brasil.

A conferência debateu eixos sobre Direitos à Educação; Profissionalização, Trabalho e Renda; Diversidade e Igualdade; Comunicação e a Liberdade de Expressão; Direito à Saúde; Desporto e Lazer; Cidadania, Participação Social, Política e Representação Juvenil; Direito à Cultura; à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça e ao Sistema Nacional da Juventude.

"É um passo muito grande que a juventude santarena está dando. É de extrema importância, o jovem precisa ser motivado a lutar pelos seus direitos e esse é um espaço justamente para isso, para que o jovem tenha sua voz, suas demandas atendidas, ouvidas e que não fique só no papel. É aqui que a gente vai lançar as propostas, correr atrás das demandas e além disso o município ganha bastante, também, ele tem mais facilidade de conseguir verbas para a juventude, que é o que mais a gente precisa, para a gente pôr em prática os nossos projetos",  disse Darlly Tupinambá, conselheira nacional da Juventude.

"Eu sempre falo que esses espaços que protagonizam a juventude, eles são essenciais, a Conferência é a instância máxima para deliberação de políticas públicas que protagonizam a juventude. A juventude precisa apropriar desses espaços e precisa saber que esses espaços são para ela ser ouvida, para fazer com que essas políticas públicas se tornem de fato presente na vida da juventude", observou Cassio Breno Almeida participante, integrante do coletivo Kizumba.

A presidente do Comjuven, Albany Lopes, avaliou sobre a realização da conferência.

"Foram discutidas e analisadas propostas importantes, ouvindo as demandas dos jovens. Foi o momento em que eles tiveram a oportunidade de falar sobre suas ideias e propostas voltadas às políticas públicas para que possam ter garantidas suas necessidades no nosso município", observou Albany.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Tadeu Cunha, que esteve representando o prefeito Nélio Aguiar e a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, observou que este momento foi de ouvir os jovens.

"Foi momento de rever tudo que foi feito, ouvir o movimento jovem e trazer as propostas para construir esse futuro. O processo democrático faz com que a gente ouça essa classe, que nós sabemos que é muito importante. Esses jovens que vão comandar o nosso país, eles que irão ocupar os grandes cargos e eles precisam estar antenados sobre o que está acontecendo nesse movimento. Hoje a Prefeitura de Santarém está para apoiar, ajudar e participar juntos, para que o resultado dessa conferência seja implementado", destacou Tadeu.

Estiveram participando membros e representantes da administração pública e da sociedade civil organizada, ambos indicados por seus respectivos órgãos e entidades, jovens com idades entre 15 e 29 anos, como preconiza o Estatuto da Juventude (Lei n.º 12852).

Ao final, foram escolhidos 3 delegados do setor governamental e 6 representantes da sociedade civil, que irão representar e defender as propostas votadas nas conferências estadual e nacional.