Uma parceria entre o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão e a Universidade da Amazônia (Unama) promoveu na sexta-feira, 21, uma tarde diferenciada para 36 idosos moradores do Distrito e do Eixo Forte.
Os acadêmicos do 2º semestre do curso de Fisioterapia realizaram atividades para a pessoa idosa com estímulos e palestra voltadas a várias temáticas dos últimos dois meses como Setembro Amarelo – prevenção ao suicídio, Outubro Rosa e também Novembro Azul.
“Essa é uma atividade de extensão fora da sala de aula. Tivemos a oportunidade de passar para os idosos sobre os meses de setembro, outubro e novembro, que são meses importantes que trabalham sobre a importância da prevenção. Explanamos sobre o envelhecimento hoje, como a gente pode ter uma melhor qualidade de vida, uma roda de conversa com troca de vivências para que haja um senso comum de que todos estamos aprendendo e podendo repassar as experiências”, explicou o acadêmico Norberto Cardoso Tenório.
Sérgia Marques de Oliveira foi uma das idosas que participou das atividades. “Eu achei muito bom, a gente se diverte muito e aprende também.”
A coordenadora do Cras Alter do Chão Jozimara Damasceno contou que foi muito importante receber os acadêmicos. “Observamos o quanto os nossos idosos ficaram felizes pela atividade proposta pelos acadêmicos. Parcerias como esta que chamam a atenção para temáticas importantes só reforçam o que trabalhamos nos nossos serviços.”
A Secretária de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana observou a importância do profissional da fisioterapia na vida das pessoas e agradeceu pelo apoio da atividade.
“Hoje nossos idosos, além de vivenciarem um momento de integração que é tão esperado por eles, puderam receber informações importantes como a prevenção ao câncer de mama e próstata, abordado de forma intensa durante todo o ano, mas principalmente nos meses de outubro e novembro. Essas parcerias possibilitam que momentos como o de hoje possam existir e sensibilizar a comunidade como um todo. Agradeço aos acadêmicos de fisioterapia, que em breve irão exercer uma profissão tão linda e com toda certeza, serão incansáveis na promoção da qualidade de vida”, ressaltou Sandra.