Encerrou nesta sexta-feira, 25, o curso de costureiro ofertado ao grupo de mulheres e grávidas atendidas pelo Programa Criança Feliz. A capacitação teve o objetivo de qualificar o grupo na produção de roupas em série. Na ocasião, todas puderam aprender a fazer modelagem, montagem, corte, confecção e acabamento, por meio da produção de enxoval de bebê.
A atividade foi uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República, em parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
De acordo com Jaciara Simões, o curso foi ministrado para 20 usuárias.
“Com esse curso as usuárias participantes tiveram a oportunidade de empreender para novos negócios, criar empregos e gerar renda para as famílias. Além disso, as grávidas que são acompanhadas pelo Programa Crianças Feliz, são mulheres em situação de vulnerabilidade social e muitas não têm condições para comprar um enxoval mínimo do bebê e com a realização deste curso elas puderam aprender como fazer o seu enxoval, pois entendemos que a chegada de um bebê é um momento muito especial e os preparativos para o tão sonhado nascimento são elaborados com todo carinho e cuidado pelos pais”, contou a coordenadora do Cras.
Maria Luzimar Ferrete da Silva, 23 anos, é acompanhada pelo Programa Criança Feliz e está na espera do seu bebê, ela está no nono mês de gestação. “Queria agradecer ao Cras pela oportunidade de poder aprender um pouco sobre como produzir as coisas pro meu bebê, gostei muito e chegou em uma boa hora, na hora que mais estava precisando. Amei conhecer minhas parceiras de equipe, quero agradecer pelo acolhimento da professora, amei mesmo obrigada de coração”, contou a grávida.
Marilene Batista Ferreira, instrutora do Senar, foi a ministrante do curso.
“Eu agradeço a disponibilidade de todas que participaram, o curso do Senar veio para abrir o horizonte. Se pegar isso tudo e guardar, vai ficar guardado e no esquecimento, mas se você for colocar em atividade, ele vai crescer. Segundo estudos, a arte da costura nunca teve crises, isso aqui se chama costura criativa”, destacou a ministrante.
“Sabemos da importância da qualificação profissional e também da situação de vulnerabilidade social dessas futuras mamães, que tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre esta importante arte, que é a arte da costura. Sem dúvidas, será com amor que elas irão produzir cada roupinha para seus filhos e também poder almejar uma forma de empreender. Agradecemos a mais esta importante parceria do Senar”, concluiu Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.