1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Geração de renda: CRAS Santarenzinho e São José Operário ofertam oficina de sabão para usuários
Geração de renda: CRAS Santarenzinho e São José Operário ofertam oficina de sabão para usuários Autor: Agência Santarém

Geração de renda: CRAS Santarenzinho e São José Operário ofertam oficina de sabão para usuários

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
No CRAS Santarenzinho, a oficina aconteceu em 3 dias; no São José será realizada em dezembro.

Durante 3 dias, de 20 a 22/11, foi realizada, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santarezinho, uma oficina geradora de renda de confecção de sabão ecológico líquido e em barra para beneficiários do benefício eventual – Aluguel Social. A oficina aconteceu de segunda a quarta-feira, (20 a 21), e contou com a participação de 30 pessoas.

A oficina foi uma realização da Prefeitura Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtras, através do Núcleo do Trabalho Emprego e Renda (NTER) em parceria com o Benefício Eventual – Aluguel Social.

"O objetivo principal da oficina foi conseguir produzir sabão líquido e em barra e foi um sucesso. Essa oficina foi pensada a partir de duas vertentes: a primeira, a sustentabilidade, porque para a produção do sabão ecológico foi utilizado óleo de cozinha, que pode ser reutilizado. A segunda é o empreendedorismo, essas pessoas que fizeram a oficina, elas podem produzir e vender esse produto, então, o empreendedorismo também é um fator importantíssimo, quando se pensa em uma oficina da produção de sabão", avaliou Gabriel Augusto Wanghan, coordenador do NTER.

A oficineira Ana Conceição Silva contou que foi muito bom transferir um pouco do seu conhecimento sobre sabão.

"Passei tudo o que eu sabia para as participantes para não deixar estragar as coisas para a própria economia. Na produção do sabão, foi utilizado óleo, bicarbonato, sal, açúcar, qualquer detergente para dar um cheiro. Os participantes se mostraram muito interessados em aprender".

Denilsa Fonseca da Silva, 53 anos, contou como foi poder participar

"A  gente precisa aprender mais e mais, com essa oficina de fazer sabão eu vou fazer pra vender, ganhar um dinheiro extra. A gente precisa fazer algo na vida para sobreviver, do jeito que as coisas estão. Essa oficina de fazer sabão foi uma benção que apareceu essa oportunidade pra gente se aperfeiçoar e seguir em frente. Eu pretendo fazer sabão para vender". 

"Esse é o nosso principal objetivo, possibilitar a aprendizagem para os nossos usuários com algo que faça parte do seu universo, como a produção do sabão que pode reutilizar o óleo que facilmente é descartado no meio ambiente, e com essa oficina eles poderão produzir um produto de uso diário em suas casas, e ainda melhorar suas rendas vendendo suas produções. Desejamos que o máximo de participantes possam empreender e melhorar sua renda familiar", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

Uma palestra sobre empreendedorismo foi realizada nesta quarta-feira, 21, ministrada por Adriana Dalbert, do Instituto Colabora Lab. de Inovação. A certificação dos participantes aconteceu nesta tarde.

A segunda oficina será realizada nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) São José Operário, localizado na Rua das Nações Unidas, s/n, bairro São José Operário.

 

 

 

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.