3. Assistência Social
  4. Fevereiro é marcado por atividades sobre saúde e autocuidado no CREAS
Fevereiro é marcado por atividades sobre saúde e autocuidado no CREAS Autor: Ccom

Fevereiro é marcado por atividades sobre saúde e autocuidado no CREAS

Cibele Pixinine
O equipamento realizou diversas atividades, dentre elas, mesas redondas e palestras

Prevenção de gravidez na adolescência e conscientização sobre o Alzheimer foram algumas das temáticas trabalhadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ao longo do mês de fevereiro. O equipamento, gerido pela Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou diversas atividades com os seus usuários, dentre elas, mesas redondas e palestras.

Na data de 23 de fevereiro, foi realizada uma mesa redonda intitulada “Adolescência primeiro, Gravidez depois!” para falar sobre prevenção da gravidez na adolescência e as consequências do uso de drogas. Na ocasião, 32 usuários do Creas participaram e foram orientados por representantes do CAPS AD e da UBS de Fátima.

“Neste mês tivemos como foco a saúde e autocuidado, temáticas que são muito importantes e que contribuem significativamente na vida dos usuários que muitas vezes não tem conhecimento. Falar de gravidez na adolescência significa disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuem para a vida do adolescente. Trabalhamos esses temas com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância de procurar serviços oferecidos para atendimento e orientação sobre meios de prevenção, o impacto da gravidez precoce, do uso de drogas e a importância do apoio familiar”, destacou Jaciara Simões, coordenadora do Creas.

A campanha “Fevereiro Roxo”, dedicada a falar sobre o Alzheimer, também foi tema de mesa redonda, promovida na última quinta feira do mês, 29. Em parceria com a UBS de Fátima, os usuários foram sensibilizados sobre essa doença, os seus sintomas, tratamento, prevenção, autocuidado e consequências. A atividade foi ministrada pela Enfermeira Renata dos Santos Cardoso e contou com duas dinâmicas: a dinâmica dos nomes com o objetivo trabalhar a memória, concentração e interação entre os participantes e a dinâmica de observação, com o objetivo de estimular a participação, a atenção e memorização.

Os participantes, que não podem ser identificados, aprovaram a iniciativa. “Eu tenho uma filha acompanhada pelo Creas e eu achei essa atividade muito importante. Os profissionais são muito atenciosos. A gente se sente bem, à vontade para se expor e aprender coisas que a gente não sabe. Acredito que é sempre importante a gente participar dessas atividades que envolvem as famílias, os adolescentes”, contou uma usuária de 48 anos.

“Eu gostei muito da palestra sobre a gravidez na adolescência, sobre o perigo do álcool e das drogas. Participo sempre das atividades que tem aqui no Creas”, relatou uma usuária de 47 anos.

Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, avaliou como positivo a abordagem dessas temáticas pelos profissionais do Creas. “Gravidez na adolescência, uso de drogas e consumo abusivo de álcool são problemas cada vez mais comuns na nossa sociedade e afetam, especialmente, a população em vulnerabilidade social. Por isso, entendo que é de suma importância a abordagem dessas temáticas de forma mensal em nossa rede de assistência social”, explicou.