Psicólogos, assistentes sociais e pedagogos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) participaram de uma formação sobre comunicação não violenta, nesta quinta-feira (23). Realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência (Semtras), a oficina reuniu cerca de 15 servidores no mini auditório do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
O objetivo da formação foi garantir a qualidade dos serviços prestados, bem como o bom convívio e colaboração diária entre os profissionais.
Para a coordenadora do Creas, Marileuda Cunha, a atividade cumpriu o seu propósito. “Essa formação contribui para que o nosso trabalho enquanto equipe seja realizado de uma forma mais harmoniosa, correspondendo de maneira positiva, não somente no atendimento ao usuário, mas também na relação interna entre os profissionais que atuam no Creas”, comenta.
A coordenadora do Creas destacou ainda a importância da promoção de atividades de qualificação para a equipe.
“Temos um cronograma anual com formações programadas para todos os meses, que visam contribuir para a melhoria da qualidade do nosso trabalho. Em cada mês será abordado uma temática diferente, mas sempre voltada para o ambiente de trabalho”, disse.
A capacitação foi ministrada em parceria com a Clínica de Justiça Restaurativa da Amazônia (CJURÁ), pelo facilitador Nirson Medeiros, antropólogo com pós-doc em Psicologia Social. Na ocasião, foram repassadas informações teóricas sobre comunicação não violenta, além de exercícios para estimular as habilidades de atendimento.
“Nossa programação foi voltada para o fortalecimento e qualificação das equipes presentes. Durante a manhã, fizemos um momento de acolhimento e criamos um espaço de diálogo e escuta ativa. À tarde, trabalhamos no desenvolvimento de habilidades para um atendimento mais efetivo com escuta empática e fala pautada na autenticidade e responsabilidade”, ressalta o facilitador.
Comunicação não violenta
Comunicação não violenta (CNV) é um método que foca no desenvolvimento da fala e da escuta de maneira mais consciente. A observação cuidadosa dos comportamentos também é incentivada, para que o diálogo ocorra com mais empatia e respeito. O uso da comunicação não violenta no ambiente de trabalho pode diminuir ou até mesmo evitar situação de estresse e conflito, gerando mais proximidade entre as pessoas e maior compreensão do que é dito.