3. Assistência Social
  4. Encontro Técnico e Oficinas Temáticas das Estratégias da Busca Ativa Escolar e Busca Ativa Vacinal discutem estratégias para ampliar coberturas
Encontro Técnico e Oficinas Temáticas das Estratégias da Busca Ativa Escolar e Busca Ativa Vacinal discutem estratégias para ampliar coberturas Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
Doze municípios da região participaram.

Santarém recebeu nessa terça-feira, 31, na Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy, a equipe do Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF) e o Instituto Peabiru. Eles se reuniram com representantes de 12 municípios do polo Santarém, para tratar sobre o Encontro Técnico e Oficinas Temáticas das Estratégias da Busca Ativa Escolar (BAE) e Busca Ativa Vacinal (BAV).

Foi o momento de discutir o enfrentamento às baixas coberturas vacinais e a evasão escolar, registrada nas baixas taxas de rematrículas na Busca Ativa Escolar no estado do Pará.

Mário Volpi, coordenador nacional do Selo Unicef, observou que o Fundo Nas Nações Unidas para a Infância está preocupado com essa baixa cobertura vacinal nos últimos anos.

"É muito importante, é uma forma de amor, é uma forma de proteção, então, nós precisamos recuperar o papel do Brasil neste cenário: o de ser exemplo de vacinação e que agora criou uma vulnerabilidade inaceitável em relação à proteção da saúde das crianças. Esse é o trabalho que nós estamos fazendo aqui hoje dentro do Selo Unicef", esclareceu o coordenador.

"É extremamente importante essa formação, principalmente, porque são dois temas e duas políticas públicas determinantes para que haja o impacto no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes dentro de um município. A informação e a capacidade técnica, ela é a mesma para todos os municípios, mesmo levando em conta cada particularidade, são as estratégias que são pensadas, montadas, pra que de uma forma articulada e integrada esses municípios consigam vencer as suas limitações e suas dificuldades", destacou a articuladora do Selo Unicef em Santarém, Roselene Andrade.

A secretária municipal de Saúde, Irlaine Figueira, lembrou que, historicamente, vem acontecendo uma perda gradativa do indicador de vacinação.

"Esse chamamento é o momento de refletirmos enquanto gestão, refletirmos enquanto assistência em saúde, para ver o que a gente pode estar melhorando, para que possamos fazer essa busca ativa dessas crianças, responsabilizar esses pais para trazer crianças e adolescentes e com isso poder resgatar a capacidade de vacinação que o município tem".

"Santarém está inscrito, mais uma vez, no Selo Unicef. Uma certificação que é tão importante na pauta da infância e eles vem fazendo várias atividades. Ainda hoje, a gente vive os reflexos da pandemia, prejuízos também em nível nacional. Nós estamos hoje dialogando com a equipe do Unicef e os municípios para que a gente possa traçar novas estratégias de garantir esse direito a essas crianças", avaliou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

Mário Volpi ainda se reuniu em uma roda de conversa com os jovens membros do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).