A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através da Unidade de Apoio a Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (Uadaaf), esteve em reunião na manhã desta quinta-feira (31), com representantes da Agricultura Familiar para avaliação da execução dos programas de alimentação resgatados pelo governo em 2017.
Além da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito e do chefe da segurança alimentar e coordenador do Programa Alimenta Brasil (PAB), Fagner Gonçalves, estiveram presentes 12 representantes da Agricultura Familiar, incluindo cooperativas e outros grupos organizados.
Sidnei Nunes, produtor rural da cooperativa Cecampo, contou que com a implantação da Uadaaf os agricultores e a população foram beneficiados. “Foi muito relevante o trabalho que a gente acompanhou por esse período de muitos anos de fornecimento de PAA, após a implantação dessa unidade de recebimento e distribuição das frutas, armazenamento em câmera fria, foi um ganho muito grande. Isso ajudou muito a produção familiar que vem de longe e chega aqui tem onde guardar, onde armazenar, programa a distribuição. As famílias que recebem elas são muito beneficiadas com esse programa. Esse programa tem uma dimensão muito grande”, disse o produtor.
No Brasil, existem apenas tem 7 unidades Uadaaf, sendo Santarém dona de uma delas.
“O sucesso dessa execução, tendo Santarém como referência, é fruto de um trabalho realizado com muito esforço por todos que estão cumprindo com as exigências dos programas. Foi muito importante poder avaliar os trabalhos relacionados a execução do PAB municipal, Estadual, PAB Conab e o PAB Federal. Além de levar alimentos saudáveis para as famílias em situação de vulnerabilidade social, os nossos produtores da agricultura familiar são beneficiados com a venda direta em preço valorizado.”, avaliou Celsa.