A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), e do Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher - Maria do Pará, esteve nesta sexta-feira, 25, celebrando o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. A ação foi marcada pelo anúncio da nova logomarca da Patrulha Maria da Penha, entrega do selo de responsabilidade social à rede de Supermercados CR e a abertura da campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher.
A programação começou com a declaração da vencedora do concurso da nova logomarca da Patrulha Maria da Penha, na Delegacia da Mulher (Deam).
A vencedora, Lara Costa, contou que a identidade foi pensada para representar todos que atuam na proteção da mulher vítima de violência doméstica. “Ela tem o símbolo da águia, que representa a constante vigilância, e abaixo de suas asas está o símbolo do feminino e ao redor da águia está o escudo de defesa”, explicou a ganhadora.
Em seguida, houve a entrega do selo de responsabilidade social para a rede de supermercados CR. O destaque foi dado por esta ser uma empresa parceira, que tem empregado mulheres vítimas de violência em Santarém.
E para encerrar, a abertura da campanha 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher, no auditório do Restaurante Popular. A programação contou com a presença de toda a rede de defesa e proteção à mulher vítima de violência de Santarém. Com o tema: "Basta! Viver sem violência é direito de todas as mulheres", os 16 Dias de ativismo é uma programação internacional que começa dia 25 de Novembro e vai até 10 de Dezembro.
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, disse estar feliz por poder contar com uma rede fortalecida em defesa e proteção das mulheres em Santarém, fazendo parte de mais uma importante campanha.
“Nós estamos começando esta campanha que é internacional e Santarém sempre presente nesses momentos. Nós temos o Centro Maria do Pará, que faz o acompanhamento as mulheres vítimas de violência, temos a Assessoria de Políticas Públicas para mulheres, nós implantamos a Patrulha Maria da Penha com a equipe da Polícia Militar, que faz o acompanhamento das medidas protetivas as mulheres. Estamos juntos mais uma vez somando forças e trazendo essa fala de enfrentamento da violência contra a mulher”, frisou Celsa.
Confira o cronograma de atividades dos 16 dias de ativismo:
28/11 - Ação Jurídica para às Mulheres: A ação objetiva prestar assessoria jurídica para as mulheres. Será realizada em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da Unama e haverá serviço de beleza. Público alvo: mulheres que ainda não são atendidas pela Defensoria Pública.
Local: Centro de Referência Maria do Pará – altos do Mercadão 2000
Hora: 08h às 11h
01/12 - Realização de Palestra pela equipe do Centro Maria do Pará e Patrulha Maria da Penha, com os estudantes das escolas do Ensino médio da rede pública.
Local: Auditório do CDL – Câmara dos Dirigentes Legistas
Hora: 8h às 11h
06/12 - Realização de Palestra pela equipe do Centro Maria do Pará e Patrulha Maria da Penha, com os bairros de Abrangência do Cras Maracanã
Local: Cras Maracanã. Av. Maracanã, 365 - Elcione Barbalho, próximo ao residencial – Reserva Maracanã, antes da Escola Mun. Dom Floriano.
Hora: 8h às 12h.
12/12- Encerramento da Campanha – Será o momento de avaliar as ações que foram realizadas no decorrer da Campanha.
Local: Auditório do Restaurante Popular - Altos do Mercadão 2000
Hora: 8h às 12h.