Lazer e diversão foram proporcionados aos usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) durante um passeio ao ZooUnama promovido pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) na terça-feira (26).
Dezessete usuários dentre idosos, crianças e adolescentes visitaram o zoológico de Santarém. O passeio foi guiado por 4 técnicas do Creas e também pela coordenadora do Centro, Ana Maia Teixeira.
“Acompanhar o passeio do Paefi ao Zoounama foi gratificante, pude perceber o quanto cada usuário ficou feliz por estar ali, muitos nunca haviam visitado um zoológico. Eles interagiram com a equipe do zoológico responsável pelo passeio, tiraram dúvidas e compartilharam curiosidades referentes aos animais. Observei também que a experiência oportunizou tanto aos usuários quanto aos técnicos do Creas a interação e a convivência em grupo”, disse a coordenadora.
“O passeio foi legal, gostei muito, vi muitos animais que eu não conhecia. E o local era perto de onde meus pais moravam e me trouxe muitas lembranças, gostei muito do apoio do guia, eu amei o passeio, desejo que o próximo eu esteja incluída”, disse uma idosa participante do Paefi.
“As famílias acompanhadas pelo Paefi em algum momento de suas vidas vivenciaram uma situação de risco social ou tiveram direitos violados. Momentos como o passeio realizado hoje proporcionam o fortalecimento dos vínculos com a comunidade, além de reforçar potencialidades e possibilidades de superação da situação vivenciada inicialmente. O serviço ofertado pela equipe tem exatamente o objetivo de promover ações que gerem melhorias na qualidade de vida dessas famílias, e com certeza o passeio de hoje trará um resultado significativo neste processo de atividades continuadas realizadas para este público”, observou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana.
O zoológico é administrado pela Faculdade Unama e trabalha na manutenção da biodiversidade, favorecendo a reintegração dos animais feridos e capturados pela biopirataria com a natureza.