Com o objetivo desenvolver as potencialidades das usuárias do Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), gerar emprego e renda, qualificar as profissionais que já atuam na área e despertar a proatividade e o empreendedorismo das mulheres, foi realizado durante uma semana, o curso de corte e costura.
O curso que encerrou nesta sexta-feira, (10), foi uma parceria da Prefeitura de Santarém por meio da secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A atividade foi ministrada pela instrutora Marilene Batista Ferreira. Ao todo foram ofertadas 20 vagas. O curso teve duração de uma semana com certificação de 40h.
“Neste mês dedicado as mães pudemos proporcionar para elas uma forma de geração de renda, através da costura, na qual elas aprenderam técnicas de modelar e costurar tecidos com elastano, Oxford, com costura em máquinas industriais de montagem em série. Foi uma semana de muita dedicação, animação, troca de experiências entre as participantes. E para encerrar o curso foi ofertado uma ação de beleza com consultoras da Mary KAy, que puderam estar proporcionando um momento de beleza para as mães, onde elas perceberam o quanto é necessário estar bem consigo mesma e exalar a beleza por dentro e por fora,” destacou Jaciara Simões, coordenadora do Creas.
“Tenho 45 anos, e gostei muito de participar do curso de corte e costura. Eu aprendi e tive a noção de como costurar em uma máquina, antes eu só costurava na mão, fiz três peças de roupas, um short, uma bermuda e um vestido, e achei muito interessante, muito bom, sou muito grata.” Contou uma das participantes que não pode ser identificada.
“Foi mais uma capacitação, essa parceria de sucesso, do SENAR/FAEPA com a Prefeitura de Santarém, voltado para essas mulheres em situação de vulnerabilidade, necessitando dessa capacitação para agregar o conhecimento, para aumentar sua renda. As participantes se empenharam e o curso foi um sucesso,” avaliou a instrutora Marilene Batista Ferreira.
“Tivemos a oportunidade de poder contribuir para que essas nossas usuárias do Creas, possam continuar escrevendo uma nova história, encontrando uma atividade financeira para melhorar o orçamento das suas famílias, aprendendo um novo ofício que está sempre com demanda que é o corte e costura, desejamos que elas possam continuar se qualificando e abraçando as oportunidades para trilharem um novo caminho,” avaliou Celsa Brito Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.