A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nova República, encerrou nesta sexta feira (01), o curso de Bordado em Ponto Russo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Uma aprendizagem que faz bem aos olhos pela beleza das peças e ao cérebro, que possibilita esquecer os problemas, também, pelo contato com os colegas e pelo trabalho em grupo. Além disso, o artesanato auxilia no combate ao estresse, depressão e alivia os sintomas, já que é qualificado como uma técnica de relaxamento.
O Ponto Russo é uma técnica que permite a criação de peças artesanais incríveis. Seu toque em relevo confere sofisticação, elegância e beleza às produções, tornando-as muito versáteis. É possível aplicar essa técnica em fraldas, tapetes, roupas e diversos outros tecidos.
De acordo com a coordenadora Jaciara Simões, o curso foi ministrado para 20 mulheres do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
"O objetivo foi de melhorar a autoestima dos participantes, além de promover a inclusão no mercado de trabalho a partir de novas oportunidades de geração de renda".
Elcine Sousa, usuária do CRAS há 8 anos, contou sobre como foi participar de mais essa atividade.
"Eu gosto muito dos cursos que vem pra cá, ajuda a gente a dar um lucro, esse curso de ponto russo foi muito importante, eu trabalho com tapetes, e estou pretendendo, se Deus me permitir, aplicar nos meus tapetes, eu gostei muito e vou colocar em prática, eu agradeço ao CRAS por essa oportunidade", disse a usuária que é mãe de família.
"Aqui no CRAS eu participo há menos de 1 ano, e esse é o segundo curso que eu participo e ele trouxe grande conhecimento para mim, já trabalho com artesanato e esse vai acrescentar cada vez mais para trazer mais renda para o meu lar", disse Rosilene de Paula, 48 anos.
"Encerramos utilizando uma agulha mágica, específica para o trabalho com linhas, e a gente vai criando linda de bordados, que foram apresentatos ao final da exposição. Mais uma parceria Senar/Faepa e CRAS Nova República, uma parceria que já deu certo, e que pudemos capacitar essas mulheres, donas de casa, que precisam aprender, ter uma arte, para ter uma melhor qualidade de vida, gerar renda, sem precisar sair do seu lar. Mais um encerramento de sucesso, com vários trabalhos apresentados de uma beleza ímpar", avaliou Marilene Batista Ferreira, instrutura do Senar
"Mais um grande trabalho desenvolvido fruto dessa parceria com o Senar, e o que foi mais importante é que servirá para elas melhorarem suas rendas, sejam melhorando suas artes, ou desenvolvendo o artesanato em suas casas. As peças produzidas, utilizando um colorido, a criatividade, sem dúvidas irão ser bem aceitas pelo mercado", observou Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.