1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. CRAS Nova República encerra curso com materiais recicláveis para usuárias do PAIF
CRAS Nova República encerra curso com materiais recicláveis para usuárias do PAIF Autor: Divulgação Semtras

CRAS Nova República encerra curso com materiais recicláveis para usuárias do PAIF

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Técnica habilita participantes para a fabricação de produtos artesanais.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Nova República, realizou durante uma semana, o curso de materiais recicláveis (Decoupage) em parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). 

Decoupage é uma técnica artesanal, cuja origem vem do francês (découpage) e significa o ato de recortar.  De acordo com a coordenadora Jaciara Simões, o curso foi ministrado para 20 usuárias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos participantes, além de incentivar a capacitação profissional.

"O curso habilitará as mulheres na fabricação de produtos artesanais a partir dos princípios ambientais da reciclagem, da reutilização e da redução dos resíduos sólidos gerados pela sociedade, pois a decoupage é a arte de cobrir uma superfície com recortes de jornal, revista, papel, dando a aparência de uma delicada incrustação. Ela pode adicionar um toque criativo e artístico para molduras, móveis, objetos e louças".

“Neste curso, nós aprendemos e foi uma habilidade nova que eu tinha muita vontade de aprender. A gente precisa aprender as técnicas, se a gente não aprender como funciona a gente não pode passar adiante, então estou muito grata por que o CRAS tem disponibilizado sempre coisas novas. Esse curso veio para abrir novos horizontes para nossa vida",  relatou a participante do grupo de mulheres Lucilene Araújo Lima de Andrade, de 36 anos.

O curso foi ministrado pela instrutora Marilene Batista Ferreira do Senar. Ela explicou que a técnica de decoupage consiste em cobrir determinadas superfícies, por meio do processo de recorte e colagem de imagens prontas como tecidos, guardanapos, fotografias, jornais e revistas. É uma técnica artesanal de fácil aplicação, isso porque, a versatilidade com que a técnica é empregada nos materiais permite que diversos objetos para decoração sejam criados.

“Foi muito proveitoso, tivemos o aproveitamento de 100% delas. Para nós é uma alegria essa parceria com os CRAS", disse a instrutora.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.